sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Saúde em Pauta: Bebida Alcoólica junto com Remédio faz mal?

A Saúde em Pauta: Bebida Alcoólica junto com Remédio faz mal?: by Telma M. Faz mal tomar bebida alcoólica durante o uso de medicamentos ou remédios ? Quais riscos pode-se esperar em conseqüência d...

Sob protestos, comissão do Senado aprova Projeto de Lei do Ato Médico


Agência Brasil
Publicação: 19/12/2012 12:42 Atualização: 19/12/2012 11:56
 
Brasília - O projeto que define as atribuições exclusivas dos médicos (PLS 268/02), conhecido como PL do Ato Médico, foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. A proposta, que está em discussão há dez anos, e ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado, é polêmica entre profissionais de outras áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O texto também define ações que não são só de competência médica.

A relatora da proposta, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), ouviu gritos de protestos ao dizer que a proposta só foi fechada depois de consenso entre os representantes das 14 profissões de saúde. “Construímos nosso relatório com paciência, ouvindo exaustivamente os representantes do setor, com minucioso debate no Senado e na Câmara dos Deputados. O Ato Médico passou por inúmeras discussões, por audiências públicas e algumas modificações foram acrescentadas. No entanto, se as presidências de alguns conselhos foram modificadas e agora suas novas direções têm outro direcionamento, isto é uma nova situação”, respondeu a senadora.

De acordo com a vice-presidenta do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Luziana Maranhão, uma das principais divergências apontadas pelos contrários à proposta é o ponto que diz que toda indicação terapêutica é atribuição de médico. “Todos nós profissionais de saúde temos nossa indicação terapêutica. Muito mais importante que a defesa das profissões é a questão da saúde da população que vai ficar em risco, porque o médico não tem conhecimento de todas as áreas de saúde na sua formação”, disse

Segundo Luziana, o projeto, se aprovado pelo plenário da Casa, vai causar um retrocesso em programas do Sistema Único de Saúde (SUS) que já avançaram. Ela cita como exemplo as casas de parto. “Elas têm diminuído a mortalidade materna no país com enfermeiras obstétricas e parteiras fazendo partos normais sem risco. Se esse texto for aprovado pelo plenário do Senado, toda enfermeira obstétrica só vai poder trabalhar se tiver ao lado um médico. Isso fecharia casas de parto em todo o país”, alertou.

Para Marcelo Sidney Gonçalves, do Conselho Federal de Fisioterapia, de São Paulo, o texto aprovado hoje pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado concede aos médicos a decisão sobre quais as possibilidades de atuação das demais profissões da área de saúde. “Quando ele [o projeto] coloca que a indicação terapêutica é exclusiva do médico, todas as demais profissões passam a ser recurso terapêutico da medicina. Assim como um médico prescreve um antibiótico, prescreveria a necessidade ou não de fisioterapia. O mesmo ocorre com outros profissionais da saúde como nutricionistas e terapeutas ocupacionais”, avalia o fisioterapeuta.

“É uma colonização das outras atividades profissionais. É uma questão econômica, é uma questão de chefia, é uma questão brutal que diz que só médico pode chefiar a equipe. Só o médico pode fazer o diagnóstico nosológico [de doenças]. Nós, que lutamos tanto pela democracia no país, não podemos fazer da medicina uma profissão hegemônica sobre as outras. Isso viola os princípios fundamentais do SUS a favor de uma multidisciplinaridade”, criticou Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia.

Os senadores que participaram da reunião da Comissão de Assuntos Sociais defenderam o relatório da senadora Lúcia Vânia. “Não é obrigação do Parlamento buscar unanimidade. O Parlamento tem que buscar o consenso na medida do possível”, disse o senador Paulo Davim (PV-RN). “Não podemos ficar, o Congresso Nacional, acovardado sem tomar uma decisão. Precisamos dar um passo a mais, aprovar o relatório e ampliar o debate no plenário do Senado”, argumentou o senador Wellington Dias (PT-PI).

Fonte: Estado de Minas

"Quando os médicos não passam de idiotas…"



O título é “violento”, mas corresponde à escolha do autor, Mike Adams. Num artigo que escreveu, o autor revê algumas das indicações dadas pelos médicos, no que respeita à saúde das crianças, que depois se vieram a revelar autênticas asneiras.

O autor sublinha que, mais do que o facto de os médicos darem conselhos que depois a Ciência viria a desmentir, o que seria uma ocorrência normal numa ciência não-exacta como a Medicina, era fazerem-no muitas vezes com a segurança de quem baseia o que dizia em fundamentos científicos indiscutíveis... quando, muitas vezes, nada sequer tinha sido investigado sobre o assunto.
 
Vale a pena abordar a questão da chamada “medicina baseada na evidência”, desenvolvida nos países nórdicos e anglo-saxónicos nos anos 1980, a qual trouxe um enorme contributo para a saúde das pessoas, distinguindo muitas vezes as práticas eficazes de outras imprestáveis ou até contraproducentes. Esta perspectiva ajudou, também, a relativizar os efeitos de alguns tratamentos ou o relacionamento causa/efeito que por vezes se fazia e faz apressadamente.
 
O que mais inquieta é pensar que, actualmente, em pleno século XXI, ainda há conceitos errados que são estimulados, praticados e impostos, por exemplo aos pais de crianças pequenas, como não aconselhar a dar passeios antes do mês de idade, dizer para deitar o recém-nascido de lado ou não dar banho antes da queda do cordão umbilical. Ou, no limite do absurdo, exigir ferver a água e esterilizar biberões a quem vive em locais com água plenamente potável – aliás, até antes disso proibir o uso de água da torneira! Ainda assusta mais pensar que muitos destes erros são afirmados com arrogância e com o apoio ou a complacência das autoridades que deveriam supervisionar as boas práticas nos locais onde se prestam cuidados de saúde.
 
Ficam aqui alguns exemplos de “asneiras médicas generalizadas”: Ignaz Semmelweis, obstetra austríaco que viveu no século XIX, recomendou aos profissionais lavarem as mãos entre tocarem em dois doentes ou em produtos biológicos, para evitar infecções, depois de constatar que muitas mulheres que tinham tido bebés morriam depois de os estudantes de Medicina virem de outra aula, na sala de autópsias, e as observarem sem lavarem as mãos. Foi ridicularizado pelos seus colegas médicos, expulso do serviço onde trabalhava e internado num asilo. Hoje o seu nome está em vários hospitais e unidades de saúde, mas a ele não lhe serviu muito ter toda a razão, perante a arrogância e estupidez dos seus pares.
 
Nos anos 20 do último século, a propaganda aos leites em pó dizia que as mães “não eram vacas, de onde não tinham de alimentar os bebés”. Com a tecnologia avançada, as mães poderiam deixar de fazer essa coisa primitiva que era amamentar. Resultado: milhões de mães deixaram de amamentar e milhares e milhares de crianças, sobretudo em países e aldeias menos desenvolvidos, morreram por gastroenterites, desidratações e outros problemas, tanto mais agravados quanto os produtos comerciais eram, ao contrário de hoje, altamente desequilibrados, e a água não tinha condições potáveis mínimas na maioria dos locais.
 
Nos anos 30 afirmava-se: “Pode fumar à vontade durante a gravidez, especialmente se forem cigarros da marca Camel” (porquê? Ninguém sabe). Os médicos não sabiam, nem queriam saber – mas achavam que as suas clientes ficariam contentes e se sentiriam mais libertas, fumando como os homens – a gravidez deixava de ser uma “prisão” (como se alguma vez fosse). Se as substâncias do tabaco eram ou não tóxicas, se a vasoconstrição das artérias da placenta fazia ou não mal ao bebé, era irrelevante. Aliás, muitas sociedades científicas pagavam a edição das suas revistas cedendo páginas e páginas a anunciantes de tabaco.
 
Nos anos 40, a máquina de fluoroscopia permitia visualizar os ossos do pé da criancinha, e, sendo barata, existia em muitas sapatarias, especialmente nos Estados Unidos. Alguns médicos recomendavam, os pais adoravam, e o cancro agradecia a dose suplementar de 50 rems por minuto...
 
Para os vómitos e outras situações da gravidez, a talidomida era excelente: provocou o nascimento de mais de dez mil bebés sem braços ou pernas. Foi em Lisboa, no X Congresso Internacional de Pediatria, em 1962, que o problema foi formalmente debatido e reconhecido.
 
Mais tarde, nos anos 70, colocar mercúrio na boca de crianças de pouca idade, dentro das amálgamas dentárias, era muito eficaz do ponto de vista da medicina dentária. Só que o mercúrio era tóxico para os nervos, levando ao autismo, infertilidade, perturbações do desenvolvimento e outras doenças. Infelizmente, esta prática ainda existe. Foi nesta altura, também, que se arrancavam as amígdalas a quase todas as crianças que se constipassem com frequência ou, nos casos em que um menino tinha apendicite, os irmãos também tinham os seus apêndices removidos… Com anestesia geral, vá lá, ao contrário de tirar os adenóides, também à família inteira, mas que era a sangue-frio, com a criança amarrada, aos gritos, os pais aterrados e o sangue a jorrar. Muitas famílias sofreram e muitos médicos enriqueceram... Mas, é a tal coisa, passava-se no tempo em que os pais de crianças internadas só podiam ver os filhos uma hora por dia, e através de um vidro, não fossem passar infecções (só a partir de 1980 é que, por pressão da Secção de Pediatria Social da Sociedade Portuguesa de Pediatria, os pais começaram a poder acompanhar as crianças nas enfermarias, a princípio com grande resistência de alguns profissionais perante a presença "daquela gente”)... E ainda agora muitos profissionais continuam a não lavar as mãos e a considerar, no fundo, Ignaz Semelweiss como um idiota incapaz (este facto foi ainda recentemente observado num estudo realizado no nosso Departamento de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa).
 
Os anos 80, entre outras coisas, ficarão na história pelo uso e abuso de antibióticos na infância: a pedido de muitos pais e a mando de muitos médicos. Otites, ranhos, adenoidites, febres baixas de dois dias – o que é que o rigor clínico interessava? O antibiótico “curava” tudo (apesar de só matar bactérias e nada mais...). E continuam a ser frequentemente ignorados os dados do Instituto Dr. Ricardo Jorge sobre a evolução da resistência das bactérias mais comuns aos antibióticos, levando a uma sobreutilização, nas amigdalites, do “milagroso” antibiótico de “uma toma durante três dias”... Quando cerca de metade das bactérias das amigdalites são resistentes a ele. 
 
E se os meninos não querem tomar remédios, o que fazer? Enchê-los (aos medicamentos) de açúcar. “A spoonfull of sugar makes the medicine go down” – não é apenas uma canção da Mary Poppins! Tomarão tudo. E quando se diz tudo, é mesmo por vezes tudo: o frasco inteiro. Mas vendia bem… E surgiram as intoxicações medicamentosas, muitas delas fatais, até com o vulgar paracetamol.
 
A passagem do milénio ficará marcada pela subida extraordinárias das cesarianas. A atingir, em Portugal, nas instituições privadas, números-recorde: mais de dois terços do total de partos. Pouco interessa se tem maior risco, a conveniência das parturientes é grande e custa mais caro do que um parto normal (o que valem as palavras, se por normal entendermos “mais frequente”? Então a cesariana será, qualquer dia, realmente, o parto normal...). E quantos obstetras mencionam às mulheres que tiveram cesariana que não devem conduzir automóveis durante quatro a seis semanas, pelo risco de deiscência da sutura muscular?
 
E, para concluir esta série de exemplos, volto a mencionar o caso de, apesar de as orientações técnicas da Direcção-Geral da Saúde dizerem, “preto no branco”, desde 1990, que as crianças devem ser deitadas de costas (fomos o segundo país a ter estas orientações), em 2010 mais de quatro quintos dos pais das maternidades da Grande Lisboa eram aconselhados, na altura da alta, a deitá-los de lado. Se os pais seguissem estas indicações, morreriam por causa delas mais de dez crianças no primeiro ano de vida, por ano, em Portugal. 
 
Muitos exemplos se poderiam dar. Não quer isto dizer que todos os médicos sejam assim. Mais: estou em crer que só uma minoria faz das más práticas a sua prática. Contudo, estando em causa uma coisa tão importante como a Saúde, é o suficiente para subverter muita coisa e ignorar o assunto é ser cúmplice do perpetuar de práticas erradas que podem causar a morte de pessoas. 
 
É essencial, pois, que os utentes se tornem mais sabedores e conhecedores, que interroguem e se interroguem. Não é ter “cultura de Internet”, em que quando se coloca a palavra “febre” no motor de busca do Google aparecem, em 0,19 segundos, 13.200.000 resultados (em inglês seria ainda mais!), mas ser lúcido, rigoroso, exigente e procurar a sabedoria, não embarcando no que mais convém apenas… porque mais convém.
 
A diferença entre Deus e os médicos não pode residir apenas no facto de Deus não ser médico...

Fonte: Público.pt

Antibiótico com novo princípio activo mostra promessa contra infecção bacteriana

21/12/2012 - 08:07

Cientistas no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram um novo tipo de antibiótico capaz de combater infecções bacterianas graves. O medicamento possui um novo mecanismo de acção baseado no bloqueio selectivo do sistema tiorredoxina nas células, que é essencial para o crescimento de certas bactérias. Os cientistas esperam ser capazes de tratar condições como úlceras do estômago, tuberculose e MRSA (Methicillin-resistant Staphylococcus aureus), avança o portal Isaúde.

"Ainda há muito trabalho a ser feito, mas acreditamos que será possível usar esse mecanismo, quando, por exemplo, antibióticos de amplo espectro não funcionarem", afirma o líder do estudo Arne Holmgren.

A pesquisa foi publicada no FASEB Journal.


O sistema tiorredoxina está presente em todas as células e é fundamental para a capacidade de produzir novo ADN (material genético). Também é importante para a protecção da célula de um processo conhecido como stress oxidativo, que ocorre quando radicais de oxigénio em excesso e outros agentes oxidantes são formados.

Isto pode ocorrer, por exemplo, durante o ataque de células brancas do sangue às bactérias, que pode danificar ou matar a célula. Os componentes mais importantes do sistema tiorredoxina são as enzimas e tiorredoxina e tioredoxina redutase, das quais a primeira é necessária no processo de criação de peças que dão origem ao novo ADN e a segunda garante que a tioredoxina permaneça activa.

Em adição ao sistema tiorredoxina, mamíferos, seres humanos e algumas bactérias têm um segundo processo bioquímico semelhante, que se baseia na enzima glutarredoxina. O sistema tiorredoxina e o sistema glutarredoxina agem como backup um do outro.

No entanto, muitas bactérias que causam a doença, como a Helicobacter pylori, que causa úlceras, a Mycobacterium tuberculosis, que causa tuberculose, e a bactéria Staphylococcus MRSA multirresistente, têm apenas o sistema tiorredoxina.

Segundo os investigadores, isto faz com que estas bactérias sejam muito vulneráveis a substâncias que inibem a tiorredoxina e a tioredoxina redutase. "Além disso, as tiorredoxinas redutases em bactérias são muito diferentes na composição química e na estrutura da enzima humana. E são justamente essas diferenças, e o facto de que certas bactérias não têm o sistema glutarredoxina, que sugerem que os fármacos que afectam a tioredoxina redutase podem ser usados como antibióticos. Isto é o que descobrimos", afirma Holmgren.

A equipa tem utilizado um candidato a fármaco conhecido como ebselen, que foi previamente testado no tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) e de inflamação. Os cientistas descobriram que o ebselen e substâncias sintéticas similares inibem, entre outras coisas, a tioredoxina redutase em bactérias.

Os cientistas viram em experiências de laboratório como o ebselen matou certos tipos de bactérias e outros não. Eles foram capazes de modificar as propriedades genéticas de Escherichia coli (E. coli), que não são normalmente susceptíveis a ebselen e, desta forma, investigar os mecanismos subjacentes ao efeito antibiótico.

As bactérias que são resistentes a vários tipos diferentes de antibióticos são problemas graves e extensos em todo o mundo. O método de atacar bactérias impedindo a construção da sua parede celular, que foi inventado quando a penicilina foi descoberta no início do século XX, continua a ser utilizado. É por este motivo que a ciência busca encontrar novas formas de combater doenças causadas por infecções bacterianas.

Os cientistas que propuseram o artigo acreditam que o antibiótico com novo princípio activo pode ser parte da solução. "É particularmente interessante que MRSA e TB resistente a antibióticos também sejam susceptíveis oa ebselen e novas substâncias sintéticas. E é interessante notar que o ebselen é um antioxidante, como a vitamina C. Isso significa que ele também protege o hospedeiro contra o stress oxidativo", conclui Holmgren.



Uso de remédio não melhora concentração de jovens saudáveis

22/12/2012 - 16h43
Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O desempenho da memória e da atenção de jovens saudáveis não é alterado após o consumo de Ritalina, medicamento indicado para pessoas diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. A conclusão é resultado de pesquisa do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

O metilfenidato (que recebe o nome comercial de Ritalina ou Concerta), quando aplicado corretamente, tanto em crianças, quanto em adultos, melhora a atenção e os níveis de concentração. No entanto, de acordo com a pesquisa, não foram observadas diferenças nas funções cognitivas dos indivíduos sadios.

Os 36 homens participantes do teste, com idade entre 18 anos e 30 anos, foram divididos em dois grupos, e apenas um deles recebeu o medicamento verdadeiro. Após isso, todos foram submetidos a uma série de testes cognitivos, que avaliaram diferentes tipos de atenção e de memória, além de algumas funções executivas, como planejamento.

“Comparamos o desempenho entre aqueles que tomaram a medicação e os que não tomaram. Não houve diferença no desempenho. A gente chegou à conclusão de que sendo os jovens saudáveis, tendo um funcionamento cognitivo saudável, a Ritalina não tem potencial benéfico como o apresentado no caso de pessoas com transtorno de déficit de atenção”, disse a coordenadora do estudo, Silmara Batistela.

Ela alerta que a droga só pode ser comprada com receita, mas, muitas vezes, é adquirida no mercado negro e consumida indiscriminadamente. “Há muitos relatos de pessoas que conseguem fazer a compra dessa medicação até pela internet, em fórum de concurseiros”, destaca.

De acordo com Batistela, as pessoas normalmente usam a droga para passar a noite estudando para uma prova, porque a Ritalina é um estimulante do sistema nervoso central. “A pessoa vai conseguir ficar a noite inteira acordada, mas a atenção dela não estará melhor, e ela não vai lembrar mais do conteúdo no dia seguinte”.

O professor de psiquiatria Dartiu Xavier da Silveira, ressalta, no entanto, que a droga pode provocar efeitos colaterais e dependência. “O problema é fazer alterações no ciclo de sono, o que provoca uma bagunça no funcionamento do cérebro. Outro risco é causar dependência. E, se o indivíduo exagerar na dose, mesmo com o coração saudável, pode ter uma arritmia”.

Atitudes simples adotadas no dia a dia podem favorecer o bom funcionamento do cérebro, como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Dormir bem é fundamental para a atenção e concentração.
 
Edição: Beto Coura


Criança toma forte remédio e vai parar na UTI em Araçatuba, SP

Segundo a mãe, ele usou cadeira para poder alcançar medicamento.
Menino, de 2 anos, foi socorrido inconsciente e corria risco de morrer.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Uma criança de dois anos ingeriu comprimidos de um forte remédio e por pouco, o descuido não acabou em tragédia em Araçatuba (SP). Segundo depoimento da mãe, a criança usou uma cadeira para alcançar o medicamento “haloperidol”, que ficava em um armário.

O haloperidol é utilizado pela medicina como neuroléptico, para o controle de agitação, agressividade, estados maníacos e psicose. Ele estava na casa porque um parente faz uso sob orientação médica e estava guardado em um local de difícil acesso. Mesmo assim, a criança alcançou a caixa e tomou alguns comprimidos.

A mãe percebeu que havia algo errado quando a criança começou a apresentar rigidez muscular e ficou inconsciente. Ele foi socorrido à Santa Casa e a polícia foi acionada. Com quadro clínico grave, a criança foi internada na UTI neonatal, e segundo os médicos, corria o risco de morrer.

Durante a madrugada, ele foi estabilizado. Na manhã desta sexta-feira (14), o menino foi transferido para o quarto, onde ainda permanece em observação. A polícia irá investigar o caso.

Para ler mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba, clique em g1.com.br/tvtemriopreto. Siga também o G1 Rio Preto e Araçatuba no Twitter e por RSS.

Fonte: G1

Pisos Salariais e nossa realidade infernal

Mercado de Trabalho...

Frentista de posto de combusível = R$ 900,00/ 30 horas semanais.
Pedreiro = R$ 1.200,00 / 44 horas semanais.
Garçon = R$ 1.500,00 + benefícios / 30 horas.
Ajudante de Cozinha = 1.200,00 / 40 horas.
Mestre de obra = R$ 5000,00/44 horas.
Auxiliar de Jardinagem = R$ 700,00/44 horas.
Médico = R$ 2.100,00/20 horas (Sindicato dos Médicos GO).
Farnacêutico (Drogaria) = R$ 3250,00/40 horas.... 3450,00/44 horas.

Muitos colegas aceitam 1300,00/44 horas.
Poucos, mas existem, aceitam 500,00/44 horas.

Adianta Sindicato dos Farmacêuticos lutar por melhorias nas convenções coletivas?
Adianta os Conselhos profissionais fiscalizarem se estão contratando abaixo do piso?

Claro que adianta... Mas o que fará a diferença, é o profissional NÃO aceitar.
Isso mudaria e não seria necessário sequer fiscalizar.

E lembrando que o Imposto de Renda vem ai...
Muitos irão pagar o que não receberam...
Fica a dica

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Portugal - Farmacêuticos: «Libertinagem na prescrição» dificulta acesso a remédios


Farmacêuticos: «Libertinagem na prescrição» dificulta acesso a remédios

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos disse hoje que são cada vez mais os utentes que não conseguem aviar todos os medicamentos nas farmácias, por dificuldades financeiras, tendo atribuído parte desta situação a uma certa "libertinagem na prescrição".

"É uma situação triste que, muitas vezes, acontece porque os médicos continuam a prescrever medicamentos caros em vez de optarem pelos genéricos que são muito mais baratos", afirmou Carlos Maurício.

Se os médicos prescrevessem mais genéricos, adiantou o bastonário, muitos utentes poderiam adquirir fármacos praticamente sem custos, uma vez que o seu preço baixou 58 por cento nos últimos dois anos.

Às dificuldades financeiras dos utentes, alia-se a crise que as farmácias atravessam e que impedem, em certos casos, a atribuição de crédito como aconteceu durante décadas.

"A conta na farmácia é uma coisa comum. Estes estabelecimentos têm financiado o sistema de saúde durante anos e anos, mas agora estão numa situação de tal forma grave que muitas vezes não podem adiantar os medicamentos aos utentes", frisou.

Carlos Maurício diz que são frequentes os casos em que os utentes escolhem alguns dos medicamentos prescritos pelos médicos por não terem dinheiro para aviar toda a receita e que o farmacêutico participa nesta escolha para minimizar os efeitos da falta de uma receita completa.

O bastonário defende que o estado estabeleça regras na prescrição, de forma a que não se prescrevam medicamentos caros quando já existem mais baratos no mercado e "com a mesma qualidade".

Para Carlos Maurício, as farmácias chegam ao final do ano numa situação muito difícil, com muitas a fecharem por insolvência e outras a pedirem um ano de suspensão do alvará.

"Por cada farmácia que fecha, principalmente no interior, ficam milhares de portugueses sem acesso ao medicamento e, mais que isso, ao aconselhamento", disse.

Diário Digital com Lusa

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Remédio para emagrecer pode intoxicar e alterar efeitos de outros medicamentos


Redação do Diário da Saúde

Remédio para emagrecer pode intoxicar e alterar efeitos de outros medicamentos
O Dr. Bingfang Yan avisou as autoridades de saúde sobre os riscos do orlistat, um medicamento para emagrecimento.[Imagem: URI]

Intoxicação do fígado e rins
Recentemente, pesquisadores da Unicamp descobriram que um remédio para emagrecer pode provocar síndrome.

Agora se descobriu que o mesmo medicamento pode levar à "toxicidade severa dos órgãos internos, como fígado e rins".
Além disso, o problema é irreversível e pode ser causado por baixas concentrações da droga.

O medicamento em questão, indicado para portadores de obesidade, é o orlistat, presentes em marcas comerciais como Xenical™, Exenical™ e Alli™.

Os resultados, obtidos por cientistas da Universidade de Rhode Island (EUA), estão no último exemplar da revista médica Biochemical Pharmacology.

Alerta às autoridades de saúde
O professor Bingfang Yan, coordenador do estudo, afirma ter alertado a FDA, o órgão norte-americano responsável pela aprovação de medicamentos, sobre os resultados que ele considera alarmantes.

"Como [o medicamento] tem estado disponível sem contraindicações, tem havido um aumento drástico na toxicidade entre os pacientes que usam a droga," disse Yan. "Ela tem sido associada com falha severa do fígado, falha pancreática aguda e falha renal aguda."

Yan explica que o orlistat opera no trato intestinal, evitando que a gordura seja absorvida pelo corpo.
Tem sido geralmente aceito que o orlistat permanece no intestino e que o corpo não poderia absorvê-lo.
"Mas, de acordo com as informações disponíveis, o orlistat é absorvido e, certamente, os órgãos internos tais como o fígado e os rins estão expostos a essa droga depois da absorção," contrapôs Yan.

Efeitos sobre outros medicamentos
O estudo mostrou que o medicamento é um inibidor potente da carboxilesterase-2, uma enzima importante na desintoxicação normal do fígado, rim e do aparelho gastrointestinal.

"Quando a atividade desta enzima diminui nesses órgãos, ou a toxicidade aumenta, a eficácia de algumas drogas é alterada," disse Yan.

Essa enzima é conhecida por metabolizar uma grande variedade de medicamentos, incluindo aspirina e os medicamentos contra o câncer irinotecano e pentilo carbamato de p-aminobenzil carbamato de doxazolidina.

"Este estudo mostra que o orlistat altera profundamente o potencial terapêutico das drogas anticâncer. No caso das drogas anticancerígenas, ele diminui sua eficácia," concluiu Yan.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2013 - Anuidade e taxas definidas pelo CFF.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA
RESOLUÇÃO Nº 564, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2012

Dispõe sobre a correção dos valores das anuidades e taxas devidas aos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 6º, alínea "g", da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960; e

CONSIDERANDO os termos da Lei Federal nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, que dispõe sobre as contribuições anuais devidas por pessoas físicas ou jurídicas, bem como as multas e os preços de serviços relacionados com as atribuições legais dos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas;

CONSIDERANDO os termos da Lei Federal nº 12.514, de 28 de outubro de 2011, que trata das contribuições devidas aos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas, as quais devem ser
estabelecidas pelos seus respectivos Conselhos Federais com base nos valores definidos no referido diploma legal;

CONSIDERANDO os termos do artigo 6º, § 1º, da Lei Federal nº 12.514, de 28 de outubro de 2011, de que os valores das anuidades serão reajustados de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou pelo índice oficial que venha a substituí-lo, resolve:

Art. 1º - Estabelecer aos Conselhos Regionais de Farmácia os valores de suas anuidades e taxas, nos termos da tabela abaixo para aplicabilidade e cobrança das pessoas físicas e jurídicas:


FÍSICA NÍVEL SUPERIOR - 381,56
FÍSICA NÍVEL MÉDIO - 190,78
RECÉM INSCRITO (1ª INSCRIÇÃO) - 50% dos respectivos valores para nível superior e para nível médio
PESSOA JURÍDICA CAPITAL SOCIAL (R$) VALOR DA ANUIDADE (R$)
Até 50.000,00 - 529,95
Acima de 50.000,00 até 200.000,00 - 1.059,90
Acima de 200.000,00 até 500.000,00 - 1.589,85
Acima de 500.000,00 até 1.000.000,00 - 2.119,80
Acima de 1.000.000,00 até 2.000.000,00 - 2.649,75
Acima de 2.000.000,00 até 10.000.000,00 - 3.179,70
Acima de 10.000.000,00 - 4.239,60

ESPÉCIE DE TAXA VALOR (R$)
Inscrição de Pessoa Jurídica de 219,21 a 388,17
Inscrição de Pessoa Física - nível superior de 109,57 a 129,35
Inscrição de Pessoa Física - nível médio 50% do nível superior
Inscrição de Pessoa Física - recém inscrito (1ª inscrição) 50% dos respectivos valores para nível superior e para nível médio

Tr a n s f e r ê n c i a de 63,42 a 129,35
Expedição ou Substituição de Carteira de 63,42 a 77,60
Expedição ou Substituição da Cédula de 63,42 a 77,60
Expedição de 2ª Via de 63,42 a 77,60
Certidões de 63,42 a 129,35

Art. 2º - O pagamento da anuidade será efetuado ao Conselho Regional de Farmácia da respectiva jurisdição, até o dia 31 de março de cada exercício, com desconto de 8% (oito por cento) se efetivado até 31 de janeiro, de 5% (cinco por cento) se efetivado até 28 de fevereiro, ressalvado o ano bissexto (29 de fevereiro), ou em, no mínimo, 5 (cinco) parcelas sem desconto, vencendo-se a primeira em 31 de janeiro.

Art. 3º - Se o pagamento for efetuado após o vencimento, ao valor da anuidade será acrescida multa de 20% (vinte por cento) e juros de mora de 12% (doze por cento) ao ano, nos termos do artigo 22 da Lei nº 3.820/60.

Art. 4º - Os Conselhos Regionais de Farmácia deverão editar deliberação conforme os valores de anuidade definidas nesta resolução, bem como fixar suas taxas ou emolumentos, até o dia 31 de dezembro do corrente exercício.

Art. 5º - Caso haja inadimplência quanto ao pagamento das anuidades ou taxas previstas nesta resolução, será aplicado o disposto no artigo 35 da Lei nº 3.820/60, observados os artigos 7º e 8º da Lei Federal nº 12.514/11.

Art. 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução/CFF nº 551, de 30 de novembro de 2011, publicada no DOU em
1º/12/11, Seção 1, página 180, retificada no DOU de 05/12/11, Seção 1, p. 167.

WALTER DA SILVA JORGE JOÃO
Presidente do Conselho

Fonte: Diário Oficial da União

Polícia encontra medicamentos vencidos em clínica de SP

Centro médico na Lapa é especializado em tratamentos renais.
Segundo a polícia, cerca de 60 pacientes são atendidos diariamente.

  A polícia apreendeu medicamentos vencidos em uma clínica especializada em tratamentos renais, na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Os remédios também eram guardados de maneira incorreta. As duas médicas proprietárias da clínica foram presas por crime contra as relações de consumo.

A polícia apreendeu 36 caixas de remédios e equipamentos médicos na clínica Pronefron, após uma denúncia anônima. Entre os produtos apreendidos estão medicamentos injetáveis, seringas, catéteres e até o composto usado em hemodiálise. Uma parte estava com prazo vencido e outra não tinha documentação de origem.

Segundo a polícia, a clínica, que não tinha o nome exposto na fachada, atende cerca de 60 pacientes diariamente – 90% deles do Sistema Único de Saúde (SUS). A Vigilância Sanitária lacrou o depósito dos remédios, mas os pacientes continuaram recendo atendimento.

O delegado Fernando de Paula afirmou que a polícia quer ouvir pessoas que possam ter sido prejudicadas. “Nós vamos fazer uma investigação mais aprofundada”, declarou.

Apenas a Justiça pode determinar a fiança para as duas proprietárias. A pena para o crime contra as relações de consumo é de cinco anos de prisão.

 Fonte: G1

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prorrogado prazo para escrituração dos Antimicrobianos no SNGPC


10 de dezembro de 2012

Informamos que devido à necessidade de um maior tempo para fase de testes entre Anvisa e farmácias e drogarias privadas, uma vez que a Gerência Geral de Tecnologia da Informação identificou instabilidade do ambiente de homologação do SNGPC para a versão 2.0 do sistema e em consequência da impossibilidade dos desenvolvedores de completarem seus testes é necessário prorrogar o prazo para essa fase de testes. A previsão para que o ambiente de homologação esteja estável é 16/01/2013.

Diante disso, o prazo previsto no item III do Art. 2º da Instrução Normativa nº. 07/2011 que previa o inicio da escrituração de antimicrobianos no SNGPC a partir de 16/01/2013 será prorrogado. O período da prorrogação será publicado em breve por meio de uma Instrução Normativa.

Esclarecemos para os estabelecimentos que já comercializam medicamentos e substâncias da Portaria 344/98 e escrituram essas movimentações no SNGPC deverão continuar da mesma forma, quanto aos estabelecimentos que comercializam somente os medicamentos antimicrobianos devem continuar a dispensar esses medicamentos com a retenção da segunda via da receita conforme prevê a RDC 20/2011.

Caso surjam dúvidas, entrar em contato por meio da Central de Atendimento da Anvisa 0800-642-9782 ou digitar sua dúvida no link abaixo
http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC
 
Fonte: SNGPC

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

80 formas como o açúcar pode arruinar a sua saúde

Parece apetitoso? Pense duas vezes antes e consumir. (Foto: Thinkstock)
O açúcar já é considerado vilão por muitos motivos:  seu alto consumo pode provocar cáries dentárias, engordar, aumentar o surgimento de espinhas na adolescência, influenciar em quadros de diabetes... Enfim, apesar de ser um tempero muito gostoso para alimentos e bebidas, seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde de diversas maneiras e em para  pessoas em diferentes idades.


Além desses efeitos negativos, existem muitos outros que poucas pessoas conhecem. Para desmascarar todo o mal que o açúcar pode fazer, a especialista em alimentação e nutrição Nancy Appleton, baseando-se em inúmeros trabalhos científicos, elaborou uma lista com inúmeros itens que  revelam como o açúcar pode ser prejudicial à saúde.

Confira 80 desses itens da lista e veja como algo tão doce pode trazer resultados tão amargos para o corpo:
  1. Crianças que bebem refrigerantes (que contém altas taxas de açúcar), em geral, ingerem menos leite.
  2. O açúcar pode deprimir o sistema imunológico.
  3. Pode desequilibrar a relação entre os minerais no organismo.
  4. Pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e distúrbios de humor em crianças.
  5. Pode produzir um aumento significativo dos triglicerídeos.
  6. Reduz as defesas orgânias contra infecções bacterianas.
  7. Causa perda da elasticidade e função dos tecidos – quanto mais açúcar você come, mais elasticidade e função você perde.
  8. Reduz lipoproteínas de alta densidade (HDL).
  9. Pode levar à deficiência de cromo.
  10. Pode estar associado ao câncer de ovários.
  11. Pode elevar rapidamente os níveis de glicose.
  12. Causa deficiência de cobre.
  13. Interfere na absorção de cálcio e magnésio
  14. Pode tornar os olhos mais vulneráveis à degeneração macular relacionada à idade.
  15. Pode produzir acidez no trato digestivo.
  16. Pode causar um rápido aumento nos níeis de adrenalina em crianças.
  17. Pode causar envelhecimento precoce.
  18. Pode causar deterioração dos dentes.
  19. Pode levar à obesidade.
  20. Aumenta o risco de doença de Crohn e colites ulcerativas.
  21. Pode causar úlceras gástricas ou duodenais.
  22. Pode causar artrite.
  23. Pode causar distúrbios de aprendizado em crianças
  24. Contribui para a proliferação da Candida albicans – fungo responsável pela candidíase vaginal, entre outras infecções.
  25. Pode ausar cálculos biliais.
  26. Pode causar doenças do coração.
  27. Pode causar hemorroidas.
  28. Pode causar varizes.
  29. Pode levar a doenças periodontais.
  30. Pode contribuir para a osteoporose.
  31. Pode causar diminuição da sensibilidade à insulina.
  32. Pode diminuir a quantidade de Vitamina E no sangue.
  33. Pode reduzir o nível de hormônio do crescimento.
  34. Pod eaumentar o colesterol.
  35. Aumenta a AGEs.
  36. Pode interferir na absorção de proteínas.
  37. Causa alergia alimentar.
  38. Pode contribuir para o eczema em crianças.
  39. Pode causar doenças cardiovasculares.
  40. Pode prejudicar a estrutura do DNA.
  41. Pode alterar a estrutura das proteínas.
  42. Pode causar rugas pela alteração da estrutura do colágeno.
  43. Pode causar catarata.
  44. Pode causar aterosclerose.
  45. Pode aumentar as lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
  46. Reduz a capacidade de funcionamento das enzimas.
  47. Seu consumo está associado ao desenvolvimento da doenças de Parkinson.
  48. Pode aumentar a quantidade de gordura no fígado.
  49. Pode aumentar o tamanho e produzir alterações patológicas nos rins.
  50. Pode danificar o pâncreas.
  51. Pode aumentar a retenção de líquidos no organismo.
  52. Causa constipação.
  53. Pode tornar os tendões mais frágeis.
  54. Pode causar dores de cabeça, inclusive enxaqueca.
  55. Desempenha papel no câncer de pâncreas nem mulheres.
  56. Aumenta o risco de câncer no estômago.
  57. Pode aumentar o risco de desenvolver gota.
  58. Pode contribuir para a doença de Alzheimer.
  59. Pode causar adesividade plaquetária, o que contribui para a formação de coágulos sanguíneos.
  60. Pode causar desequilíbrio hormonal; alguns hormônios tornam-se hipoativos e outros se tornam hiperativos.
  61. Pode levar à formação de cálculos renais.
  62. Pode produzir radicais livres e estresse oxidativo.
  63. Pode levar ao câncer do trato biliar.
  64. Aumenta a concentração de ácidos biliares nas fezes e de enzimas bacterianas no cólon, o que pode produzir compostos cancerígenos a câncer de cólon.
  65. É uma substância que causa dependência.
  66. Pode ser tóxico, como o álcool.
  67. Pode agravar a SPM (Síndrome Pré-Menstrual).
  68. Pode diminuir a estabilidade emocional.
  69. Pode piorar os sintomas de crianças com déficit de atenção.
  70. Pode induzir à morte celular.
  71. Pode aumentar a quantidade de alimento que você ingere.
  72. Pode levar ao câncer de próstata.
  73. Desidrata os recém-nascidos.
  74. Pode aumentar os níveis de homocisteína na corrente sanguínea.
  75. Aumenta o risco de câncer d emama.
  76. Pode causar câncer de reto.
  77. Pode causar câncer de rim.
  78. Pode causar câncer de fígado.
  79. Pode aumentar o ácido úrico no sangue.
  80. É um fator de risco para câncer do intestino delgado.

Depois de conferir alguns itens dessa lista, você com certeza não deve mais sentir tanta vontade assim de consumir esse alimento. Contudo, o sabor doce é quase indispensável à dieta de qualquer pessoa. Se você faz questão de adoçar sua receita, opte por outras alternativas como mel (natural e nutritivo), melado de cana ou adoçantes naturais (como o stevita). Contudo, mesmo essas opções devem ser acrescentadas comedidamente, em pequenas quantidades.

Fonte: Yahoo mulher

Concursos por ai..


15/04/2010 16h30 - Atualizado em 04/12/2012 19h01

Lista de concursos e oportunidades

Do G1, em São Paulo
Verifique abaixo os concursos públicos e oportunidades de emprego com inscrições abertas ou cujas vagas foram autorizadas e aguardam publicação de edital.
Instituição/Órgão Prazo
 
Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 04/12/12 152 R$ 11.374 nível superior Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo veja edital
Câmara Municipal de Candeias do Jamari (RO) 07/12/12 12 R$ 1.600 nível fundamental e médio/técnico Candeias do Jamari (RO) veja edital
Câmara Municipal de Carapicuíba (SP) 16/12/12 20 R$ 4.202 todos os níveis Carapicuíba (SP) veja edital
Câmara Municipal de Ilha Comprida (SP) 07/12/12 13 R$ 3.250 todos os níveis Ilha Comprida (SP) veja edital
Câmara Municipal de Primavera do Leste (MT) 22/12/12 16 R$ 4.527,60 todos os níveis Primavera do Leste (MT) veja edital
Celesc Distribuição S/A 14/01/13 190 R$ 2.979,60 nível médio e superior Santa Catarina veja edital
Cobra Tecnologia S.A 04/12/12 4.807 R$ 3.213,46 nível médio e superior todo o país veja edital
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento 07/01/13 15 e cadastro R$ 5.584,05 nível médio e superior Santa Catarina veja edital
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) 15/12/12 42 R$ 1.035 nível médio São Paulo veja edital
Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) 16/12/12 40 R$ 5.287,00 nível técnico e superior Pernambuco veja edital
Companhia de Processamento de Dados da Paraíba 02/01/13 91 R$ 2.029,09 nível médio, técnico e superior Paraíba veja edital
Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal 10/01/13 12 e cadastro R$ 4.100 nível médio e superior Brasília veja edital
Conselho Regional de Enfermagem de Roraima 13/12/12 9 R$ 3.200 nível médio e superior Roraima veja edital
Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina 14/12/12 7 e cadastro R$ 3.052 nível médio, técnico e superior Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages veja edital
Conselho Regional de Farmácia de São Paulo 03/01/13 5 e cadastro R$ 4.230,08 nível médio e superior São Paulo veja edital
Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Paraná e Santa Catarina) 10/01/12 2 e cadastro R$ 1.756 nível médio e superior Paraná e Santa Catarina veja edital
Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia 20/12/12 3 e cadastro R$ 1.355,12 nível médio Salvador, Barreiras, Jequié e Teixeira de Freitas veja edital
Defensoria Pública de Roraima 03/01/13 6 R$ 13.907,08 nível superior em direito Roraima veja edital
Defensoria Pública do Estado de São Paulo 27/12/12 24 R$ 4.446 nível médio e superior São Paulo veja edital
Defensoria Pública do Estado do Tocantins 04/12/12 20 R$ 20.677,85 nível superior em direito Tocantins veja edital
Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) 06/01/13 108 R$ 1.957 nível médio e superior Paraíba veja edital
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) 04/12/12 1.200 R$ 7.815,81 nível médio e superior todo o país veja edital
Empresa Gaúcha de Rodovias S/A 07/12/12 35 R$ 5.287 nível médio/técnico e superior Porto Alegre, Portão, Coxilha e Campo Bom veja edital
Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (RJ) 28/12/12 184 R$ 1.354 todos os níveis Arraial do Cabo (RJ) veja edital
Fundação Biblioteca Nacional 10/12/12 44 R$ 2.322,02 nível médio Rio de Janeiro veja edital
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) 07/01/13 114 R$ 1.492,80 todos os níveis Belém veja edital
Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba 10/12/12 90 R$ 8.100 nível médio e superior Curitiba veja edital
Fundação Parque Zoológico de São Paulo 06/12/12 28 R$ 3.368 todos os níveis São Paulo veja edital
Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) 02/01/13 96 R$ 2.989,33 nível médio e superior Rio de Janeiro veja edital
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) 14/12/12 242 R$ 6.557,47 nível médio e superior Rio de Janeiro veja edital
Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco 16/12/12 186 R$ 5.995 nível médio/ técnico e superior Recife, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bezerros, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Surubim veja edital
Marinha Mercante 09/12/12 370 não informado nível superior Belém e Rio de Janeiro veja edital
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome 16/12/12 120 R$ 8.300 nível superior Brasília veja edital
Ministério Público do Acre 31/01/13 150 R$ 3.500 nível superior Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul veja edital
Ministério Público de Mato Grosso do Sul 07/01/13 127 R$ 2.775,61 todos os níveis Mato Grosso do Sul veja edital
Polícia Civil de Goiás 07/01/13 753 R$ 9.205,56 nível superior Goiás veja edital
Polícia Civil de São Paulo (1) 10/12/12 433 R$ 2.758,34 nível superior em qualquer área São Paulo veja edital
Polícia Civil de São Paulo (2) 11/01/13 244 R$ 2.758,34 nível superior em qualquer área São Paulo veja edital
Polícia Militar de Minas Gerais 27/12/12 95 R$ 6.890,22 nível superior em direito Minas Gerais veja edital
Polícia Militar de Roraima 04/12/12 300 R$ 2.433,67 nível médio Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe veja edital
Prefeitura de Água Branca (AL) 28/12/12 276 R$ 2.300 todos os níveis Água Branca (AL) veja edital
Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) (1) 05/12/12 cadastro de reserva R$ 2.438 nível médio e superior Balneário Camboriú (SC) veja edital
Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) (2) 07/12/12 54 R$ 2.438 todos os níveis Balneário Camboriú (SC) veja edital
Prefeitura de Barra do Corda (MA) 16/12/12 932 R$ 2.500 todos os níveis Barra do Corda (MA) veja edital
Prefeitura de Belém 14/12/12 1.187 R$ 1.244 todos os níveis Belém veja edital
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus (PE) 13/12/12 1.208 R$ 1.000 todos os níveis Brejo da Madre de Deus (PE) veja edital
Prefeitura de Cajamar (SP) 07/12/12 42 R$ 1.273,67 nível fundamental e médio Cajamar (SP) veja edital
Prefeitura de Camboriú (SC) 04/12/12 141 R$ 1.115,04 nível alfabetizado e superior Camboriú (SC) veja edital
Prefeitura de Campina Verde (MG) 17/12/12 120 R$ 2.388,93 todos os níveis Campina Verde (MG) veja edital
Prefeitura de Campo Grande 10/12/12 100 R$ 642,96 nível fundamental Campo Grande veja edital
Prefeitura de Caxias do Sul (RS) 09/12/12 227 R$ 4.799,77 todos os níveis Caxias do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Chapecó (SC) 17/12/12 30 R$ 1.752,46 nível médio Chapecó (SC) veja edital
Prefeitura de Cunha (SP) 21/12/12 17 R$ 1.605 nível fundamental e superior Cunha (SP) veja edital
Prefeitura de Curvelo (MG) 05/12/12 95 R$ 10 mil todos os níveis Curvelo (MG) veja edital
Prefeitura de Derrubadas (RS) 16/12/12 41 R$ 5.893,56 todos os níveis Derrubadas (RS) veja edital
Prefeitura de Extremoz (RN) 06/12/12 380 R$ 1.841,11 todos os níveis Extremoz (RN) veja edital
Prefeitura de Franco da Rocha (SP) 07/12/12 57 R$ 5.411,29 todos os níveis Franco da Rocha (SP) veja edital
Prefeitura de Goioerê (PR) 08/12/12 39 R$ 622 nível fundamental Goioerê (PR) veja edital
Prefeitura de Imbituba (SC) 18/12/12 cadastro de reserva R$ 4.656,41 nível fundamental e superior Imbituba (SC) veja edital
Prefeitura de Itaúba (MT) 05/12/12 45 R$ 2.240 todos os níveis Itaúba (MT) veja edital
Prefeitura de Joselândia (MA) 06/12/12 171 R$ 6.000 todos os níveis Joselândia (MA) veja edital
Prefeitura de Leoberto Leal (SC) 04/12/12 51 R$ 869,02 nível médio e superior Leoberto Leal (SC) veja edital
Prefeitura de Macaé (RJ) 14/12/12 118 R$ 7.117,25 todos os níveis Macaé (RJ) veja edital
Prefeitura de Miravânia (MG) 07/12/12 116 R$ 7.000 todos os níveis Miravânia (MG) veja edital
Prefeitura de Natal 16/12/12 cadastro de reserva R$ 1.213,02 nível superior Natal veja edital
Prefeitura de Niterói (RJ) 05/02/13 104 R$ 1.428,37 todos os níveis Niterói (RJ) veja edital
Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) 26/12/12 24 R$ 4.108,42 nível médio e superior Novo Hamburgo (RS) veja edital
Prefeitura de Pacajus (CE) 07/12/12 518 R$ 6 mil todos os níveis Pacajus (CE) veja edital
Prefeitura de Paranavaí (PR) 17/12/12 74 R$ 10.134,68 todos os níveis Paranavaí (PR) veja edital
Prefeitura de Paulínia (SP) 13/01/13 7 R$ 5.800 nível superior em direito Paulínia (SP) veja edital
Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste (RO) 10/12/12 121 R$ 6.800 todos os níveis Pimenteiras do Oeste (RO) veja edital
Prefeitura de Poços de Caldas (MG) 05/12/12 236 R$ 8.708 todos os níveis Poços de Caldas (MG) veja edital
Prefeitura de Porto Belo (SC) 09/12/12 123 R$ 838,02 todos os níveis Porto Belo (SC) veja edital
Prefeitura de Porto Feliz (SP) 18/12/12 cadastro de reserva R$ 11,30 hora/aula nível médio e superior Porto Feliz (SP) veja edital
Prefeitura de Quixaba (PE) 20/12/12 128 R$ 5.500 todos os níveis Quixaba (PE) veja edital
Prefeitura de Sabará (MG) 02/01/13 772 R$ 2.478,67 todos os níveis Sabará (MG) veja edital
Prefeitura de São João do Sul (SC) 04/12/12 157 R$ 6.377,32 todos os níveis São João do Sul (SC) veja edital
Prefeitura de São Sebastião da Amoreira (PR) 10/01/13 134 R$ 5.771 todos os níveis São Sebastião da Amoreira (PR) veja edital
Prefeitura de Santana do Ipanema (AL) 17/12/12 402 R$ 2.200 todos os níveis Santana do Ipanema (AL) veja edital
Prefeitura de Tangará da Serra (MT) 07/12/12 190 R$ 2.835,20 todos os níveis Tangará da Serra (MT) veja edital
Prefeitura de Três Coroas (RS) 14/12/12 48 e cadastro R$ 8.096,06 todos os níveis Três Coroas (RS) veja edital
Prefeitura de Ubatuba (SP) 11/12/12 373 R$ 6.586,18 todos os níveis Ubatuba (SP) veja edital
Prefeitura de Uberlândia (MG) 05/12/12 cadastro de reserva R$ 1.214,37 nível médio e superior Uberlândia (MG) veja edital
Prefeitura de Vespasiano (MG) 26/12/12 451 R$ 1.106,40 todos os níveis Vespasiano (MG) veja edital
Prefeitura de Zé Doca (MA) 17/12/12 763 R$ 3 mil todos os níveis Zé Doca (MA) veja edital
Sebrae Nacional 06/12/12 10 R$ 9.448,62 nível médio e superior Brasília veja edital
Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo 21/12/12 57 R$ 3.687,00 nível superior Espírito Santo veja edital
Secretaria Estadual da Justiça do Piauí 04/12/12 5 não informado nível médio e superior Teresina veja edital
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal 05/12/12 50 R$ 14.248,58 nível superior em medicina Distrito Federal veja edital
Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto, em Santa Catarina 17/12/12 4 R$ 3.978,13 nível médio e superior Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (SC) veja edital
Superior Tribunal Militar (STM) 21/12/12 6 R$ 21.766,15 nível superior em direito Brasília veja edital
Tribunal de Justiça de Mato Grosso 07/12/12 60 R$ 3.449,18 nível superior em direito Mato Grosso veja edital
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais 04/12/12 46 R$ 6.611,39 nível superior Minas Gerais veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, no Paraná 21/12/12 23 e cadastro R$ 8.140,08 nível médio e superior Paraná veja edital
Universidade Federal da Grande Dourados 07/12/12 38 R$ 7.931,02 nível superior Mato Grosso do Sul veja edital

Instituição Inscrições Total de vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Mais
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 07/12/12 a 04/01/13 177 R$ 6.611,39 nível médio e superior Brasília veja edital
Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) 15/02/13 a 20/03/13 69 R$ 2.182,95 nível médio e superior Belo Horizonte/Contagem, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha veja edital
Polícia Civil de São Paulo 14/12/12 a 24/01/13 391 R$ 2.278,05 nível fundamental São Paulo veja edital
Polícia Militar de Goiás 18/12/12 a 26/12/12 1.180 R$ 6.503,07 nível superior Goiás veja edital
Prefeitura de São João das Missões (MG) 12/12/12 a 15/01/13 69 R$ 959,93 nível médio/ técnico e superior São João das Missões (MG) veja edital
Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo 06/12/12 a 17/01/12 292 R$ 3.172,02 nível superior em medicina São Paulo veja edital
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte 10/12/12 a 11/01/13 40 R$ 16.702,66 nível superior em direito Rio Grande do Norte veja edital