domingo, 10 de maio de 2015

Como os brasileiros se informam sobre o uso adequado de medicamentos?

Criado em 06/05/15 11h50 e atualizado em 06/05/15 11h56
Por Artemisa Azevedo Fonte:Rádios EBC


Em entrevista ao programa Falando Francamente, Rogério Hofler, farmacêutico hospitalar e pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos, Sessão do Conselho Federal de Farmácia, fala sobre como e onde os brasileiros estão se informando sobre o uso adequado de medicamentos.

Hofler explica que a informação é tão importante quanto o próprio remédio porque se este for usado de forma errada, pode se transformar em um sério problema, ao invés de solução.

De acordo com o pesquisador, a informação no Brasil sobre medicamentos vai mal, pois as pessoas costumam procurar o " doutor vizinho". “A informação é importante porque o medicamento não faz o mesmo efeito em todas as pessoas, existem as contraindicações, a forma de tomar muda de acordo com cada medicamento, e tudo isso tem que ser orientado por um profissional capacitado” afirma.


O farmacêutico também alerta que é um equívoco é pensar que um remédio que não exige receita médica não é perigoso. E alerta que até mesmo as plantas medicinais podem trazer riscos.

A interação medicamentosa, ou seja, a mistura de remédios, é outro problema que acontece muito. Neste caso, um medicamento pode eliminar ou reduzir o efeito do outro. O certo é ter em mãos a lista dos remédios que toma, e procurar sempre verificar se a fonte de informação sobre medicamentos é confiável.

Fonte: EBC saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário