segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Medicamentos são a causa de 50% dos registros de intoxicação

Campinas tem uma das únicas centrais emergenciais toxicológicas do Brasil.
Ocorrências envolvendo crianças de até 5 anos são 33% do total.


 Os medicamentos são a principal causa de ocorrências de intoxicação, com 50% dos casos registrados por centrais de emergência. Campinas é sede de uma das maiores centrais telefônicas de auxílio a emergências toxicológicas. O serviço, apesar de pouco conhecido, soluciona, por telefone, 90% das emergências.

No Brasil, só existem duas centrais para este tipo de serviço, que atende pelo telefone 0800 estampado nas embalagens de produtos com risco de intoxicação. As orientações são passadas por médicos, farmacêuticos e enfermeiras, que ficam de plantão no centro. Segundo dados destas centrai, além dos medicamentos, 30% estão relacionados com uso de produto de limpeza e 20%, com cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Supermercado na cidade de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV) 
Consumidora faz compra no setor de produtos de
limpeza em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
 
A porcentagem de casos envolvendo crianças menores de cinco anos é de 33%. Joelton dos Santos conta que seu filho foi vítima de um desses casos. Ele conta que há algum tempo, a criança apareceu com a boca cheia de produto de limpeza. “Na hora, a gente se desespera”, lembra. Santos conta que ligou no 0800 estampado no vidro e, por telefone, ele seguiu as orientações do médico e o filho ficou bem.

Dicas
A maioria das ocorrências desse tipo ocorre por descuido do consumidor. Algumas dicas de especialistas podem evitar estes acidentes. Os produtos de limpeza, por exemplo, nunca devem ser misturados e é preciso respeitar as orientações de uso que estão na embalagem. Medicamentos devem ser guardados sempre em armários altos, para ficarem longe do alcance de crianças. E, antes de usar um cosmético ou produto de higiene, é necessário que se faça um pequeno teste para ver se não tem alergia a ele.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário