terça-feira, 24 de junho de 2014

Medicamentos na Internet: Bruxelas introduz logótipo que garante a segurança dos consumidores

Medicamentos na Internet: Bruxelas introduz logótipo que garante a segurança dos consumidores

Com os europeus a comprarem cada vez mais medicamentos através da Internet, como podemos ter a certeza de que uma farmácia em linha é autêntica e segura? Hoje, a Comissão Europeia adopta um regulamento de execução ao abrigo da directiva relativa aos medicamentos falsificados que estabelece o grafismo de um logótipo comum para as farmácias em linha, bem como os requisitos técnicos para assegurar a sua autenticidade. O logótipo estará plenamente disponível no segundo semestre de 2015.
O comissário europeu responsável pela Saúde, Tonio Borg, declarou: «Ao comprar medicamentos através da Internet, os consumidores devem estar conscientes de que, se não os comprarem a fornecedores de medicamentos legalmente autorizados, correm o risco de estar a adquirir medicamentos falsificados. Os medicamentos falsificados podem ser ineficazes, nocivos ou mesmo mortais. A Comissão criou um logótipo comum para as farmácias em linha a fim de garantir a segurança dos consumidores.»

Qual o aspecto do logótipo?

É este o logótipo a procurar na página principal de uma farmácia em linha. O rectângulo situado ao meio, à esquerda, incluirá a bandeira do país da UE onde se encontra estabelecida a farmácia em linha e o texto estará traduzido para a língua ou línguas oficiais desse país.

Como funciona?

Em primeiro lugar, é necessário procurar o logótipo no site onde se pretende comprar medicamentos, a seguir deve clicar-se nesse símbolo. Esse clique deve redireccionar o utilizador para o site da autoridade reguladora nacional, onde se encontra a lista de todas as farmácias em linha que estão a funcionar legalmente e outros retalhistas de medicamentos legalmente autorizados. O utilizador deve verificar se a farmácia consta da lista. A seguir pode continuar a sua compra. Se o nome da farmácia não estiver na lista, aconselha-se a não comprar nada nesse site. Deve recorrer-se a um retalhista de medicamentos legalmente autorizado constante da lista da autoridade reguladora nacional.
Quando começará a aparecer este logótipo?
O regulamento entrará em vigor dentro de quatro a seis semanas. Os Estados-Membros dispõem de um prazo de um ano para lhe dar aplicação. A Comissão Europeia disponibiliza às autoridades nacionais uma ferramenta de comunicação para que possam preparar-se para as campanhas nacionais de sensibilização exigidas pela directiva relativa aos medicamentos falsificados.
A ferramenta de comunicação e informações suplementares sobre medicamentos falsificados estão disponíveis no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/health/human-use/falsified_medicines/index_en.htm

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=711460

Nenhum comentário:

Postar um comentário