sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Sistema de controle de medicamentos começa por São Paulo

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
 
A primeira fabricante de medicamentos a se adequar ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) – criado em 2009 – fez hoje (8) uma demonstração da plataforma para rastrear medicamentos, uma das exigências da nova sistemática. A plataforma lançada é da indústria Libbs Farmacêutica, de Embu das Artes, na Grande São Paulo.

O sistema de rastreabilidade deve ser adotado por todas as fabricantes de medicamentos até 2016. Com o novo sistema, todo medicamento terá código bidimensional, que funcionará como registro geral (RG) do medicamento e armazenará informações como lote, validade e números de série e de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as informações reunidas no Identificador Único de Medicamento (IUM).

Segundo o Ministério da Saúde, o sistema garantirá a autenticidade e procedência do medicamento, evitando desvios na cadeia produtiva e permitindo ação mais rápida da Anvisa. Em caso de problemas de qualidade ou necessidade de intervenção da vigilância, o sistema acelerará o processo de identificação e recolhimento das prateleiras, evitando a chegada do produto ao consumidor.

“Começamos a materializar, a concretizar o funcionamento do sistema de rastreabilidade. Os benefícios são muito importantes para todo mundo, para o usuário, para o consumidor que compra o remédio na farmácia ou aquele que recebe o medicamento em um serviço público. Ele tem a certeza de que está recebendo um medicamento seguro, que pode ser acompanhado em toda a cadeia produtiva”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na demonstração da plataforma.

Segundo o Ministério da Saúde, o sistema não deverá impactar o preço dos medicamentos, apesar dos investimentos que as empresas terão de fazer para se adequar ao SNCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário