quarta-feira, 21 de março de 2012

TRF4 confirma legalidade de venda de medicamento controlado pela Pague Menos

Uma das filiais da rede Pague Menos em Londrina havia sido interditada pela Anvisa, mas ganhou na Justiça o direito de seguir vendendo a medicação

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, na última semana, o recurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e manteve liberada a comercialização de medicamentos controlados por uma das farmácias da rede Pague Menos em Londrina (PR).
A Anvisa interditou o estabelecimento em dezembro de 2010 e proibiu a venda dos psicotrópicos porque a farmácia não teria pago a AFE (Autorização para Funcionamento da Empresa). A medida levou a empresa a ajuizar ação na 2ª Vara Federal de Londrina pedindo a anulação do auto de infração.
A farmácia alegou que o pagamento da AFE era obrigação da empresa que dirige a rede Pague Menos e não da filial, o que a Anvisa aceitou e lavrou termo de desinterdição. Entretanto foi mantida a interdição dos medicamentos controlados, com lacre dos respectivos armários.
O estabelecimento comercial obteve liminar na Justiça Federal para seguir vendendo os medicamentos sete dias após a data da interdição. Em novembro de 2001, foi proferida a sentença confirmando a liminar. A decisão judicial levou a Anvisa a apelar no tribunal.
Conforme a Agência, o auto de desinterdição refere-se apenas ao funcionamento da farmácia, nada tendo a ver com a proibição de venda de medicamentos controlados, que deveria ser mantida.
Após analisar a apelação, o relator do processo no tribunal, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, entendeu que a proibição da venda de medicamentos sustentada no mesmo ato de interdição que exigia o pagamento da AFE não pode ser considerada legalmente correta. A decisão foi unânime.

AC 5005497-55.2010.404.7001/TRF

Comunicação Social TRF4
imprensa@trf4.jus.br
twitter: @trf4r
(51) 3213.3031 - 3213.3032
www.trf4.jus.br

fonte: Maxpress

Um comentário:

  1. Conteudo/1,482369,TRF4_confirma_legalidade_de_venda_de_medicamento_controlado_pela_Pague_Menos,482369,8.htm

    ResponderExcluir