terça-feira, 17 de abril de 2012

Remédios furtados são vendidos em farmácias

Diretor de Unidade de Saúde alvo de bandidos acredita em possível esquema

Diretor aponta para local onde fica câmera que gravou ação em que foram levados 156 mil comprimidos


Diretor aponta para local onde fica câmera que gravou ação em que foram levados 156 mil comprimidos
Medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos em posto de saúde de Maceió podem estar sendo vendidos em farmácias e mercados da capital nos bairros do Trapiche da Barra, Vergel do Lago e Levada. É em que acredita o diretor administrativo da Unidade de Saúde Roland Simon, no Vergel do Lago, Tito Cavalcante de Alencar. O posto de saúde foi assaltado por dois homens no dia 6 de abril passado, quando foram furtados 156 mil comprimidos de uso controlado (tarja preta).

O diretor foi enfático ao afirmar quanto à denúncia de que houve facilitação de uma funcionária da unidade que continua confiando nela até que se prove o contrário.  “Os bandidos utilizaram para abrir as portas uma chave mestra e cortaram o fio do alarme, além de quebrar as câmeras dos corredores da unidade. Eles só não esperavam, nem eu, haver câmeras também dentro da farmácia onde se encontravam os medicamentos”, explicou.

“Fizemos o Boletim de Ocorrência assim que a farmacêutica verificou que havia falta de medicamentos na contagem diária. As farmácias não podem ter disponíveis medicamentos pelo fornecedor FURP - Fundação Para Remédio Popular, pois somente o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui.

Acredito que haja um esquema de furto de medicamentos em outras unidades de saúde da capital em razão do lote comprado [em uma farmácia] e apresentado para mim não bater com o que a gente tem”, mencionou o diretor, fazendo referência a uma cartela de Carbamazepina, de 200 miligramas, comprada pela equipe de reportagem da TV Pajuçara e apresentada a ele.

Roubo
A mãe de um dos assaltantes promete apresentar hoje o filho ao delegado do 3º Distrito Policial, Cícero Rocha, que investiga o crime.

Uma denúncia anônima feita ontem apontava a participação de uma funcionária terceirizada da unidade, que estaria repassando para os assaltantes as chaves do depósito de medicamentos, bem como o código que desarma o alarme da unidade. Os comprimidos são: Carmabazepina de 200 miligramas, Diazepan de 10 miligramas, Fluoxetina de 20 miligramas e Omeprazol de 20 miligramas, todos utilizados no tratamento de pessoas com problemas mentais, depressão, estresse e epilepsia, e avaliados em R$ 4 mil no total.

Os mesmos medicamentos foram encontrados na semana passada em um contêiner no Dique-Estrada, região sul de Maceió. 

Mulheres que passavam pelo local avistaram a cena e foram surpreendidas pelo tipo de medicamento encontrado no lixo.

fonte: Tribuna Hoje

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário