terça-feira, 10 de abril de 2012

Deputados criticam liberação de venda de medicamentos em supermercados

Os deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Mandetta (DEM-MS) criticaram o dispositivo do relatório do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) –referente à Medida Provisória 549/11 – que permite a venda em supermercados e lojas de conveniência de medicamentos sem necessidade de prescrição médica. O destaque está sendo discutido agora pelo Plenário da Câmara. O texto principal da MP já foi aprovado.
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o Executivo também é contra a medida proposta por Mabel e liberou os votos da bancada.

PSDB, PSD, PSB/PCdoB, DEM, PV/PPS, PSOL, PMN, PDT encaminharam o voto contrário à liberação. Apenas o PMDB declarou-se a favor à medida, enquanto PT, PP, PTB, PSC e PRB liberaram as bancadas.
Para Caiado, a liberação vai abrir portas para vendas de medicamentos fora do controle dos órgãos de vigilância sanitária. "Não há como fazer vigilânia sobre esses locais, que são milhares. Imaginem o quanto não haverá de medicamentos com data de validade vencida, caixas trocadas", afirmou.

Já Mandetta chamou atenção para o estímulo à automedicação que a proposta poderá trazer, argumento também utilizado pelo deputado João Ananias (PCdoB-CE). "Isso pode acarretar a perda de vidas por uso inadequado de medicamentos, um dos maiores problemas da saúde pública. Não se pode tratar medicamentos da mesma forma como arroz e bolacha", criticou o parlamentar.

Em defesa da medida, Sandro Mabel disse que a venda nos supermercados e lojas de conveniência vai beneficiar a população de baixa renda. "Na periferia, as farmácias fecham durante a noite e as pessoas não têm medicamentos estocados ou carro para buscar um remédio para baixar uma febre", sustentou.

fonte: Camara dos Deputados

Um comentário:

  1. Medicamento pra baixar a febre no meio da noite? E isto lá é desculpa? Quem tem uma febre precisa é de atendimento clínico e não de medicamento! O medicamento deve ser um adjuvante ao tratamento!!!

    ResponderExcluir