segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alerta aos Farmacêuticos - Risco de crime

ATENÇÃO FARMACÊUTICO:

LEIA COM ATENÇÃO O ALERTA A SEGUIR!

Você acompanha a aquisição de medicamentos no estabelecimento pelo qual é responsável técnico?

Você verifica se todos os medicamentos adquiridos possuem nota fiscal?

Você garante que a aquisição de medicamentos é feita somente de fornecedores legalmente constituídos e licenciados pela Anvisa e Visas Estadual e Municipal?

O estabelecimento pelo qual Você é responsável técnico possui procedimentos que visam  garantir a procedência e rastreabilidade dos medicamentos adquiridos?

Se Você negligencia estes cuidados e responsabilidades, tome cuidado, pois, pode ser enquadrado no artigo 273 do código penal que prevê reclusão de 10 a 15 anos para os crimes de aquisição, armazenamento, distribuição e comercialização de medicamentos vencidos, falsos, irregulares e/ou adulterados.

A Responsabilidade Técnica pelo estabelecimento imputa ao Farmacêutico co-responsabilidade pelas irregularidades encontradas caso se comprove omissão, conivência ou falta de observância aos procedimentos previstos na legislação sanitária.

Se o proprietário do estabelecimento cerceia o direito do farmacêutico de executar suas funções, o profissional deve denunciar aos órgãos responsáveis sob pena de em eventual ação policial ser enquadrado e acusado de omissão e participação nos crimes envolvidos.

LEMBRE-SE: PIOR DO QUE PERDER O EMPREGO É TER O NOME ENVOLVIDO EM CRIME DE VENDA IRREGULAR DE MEDICAMENTOS.

JAMAIS PERMITA QUE O SEU NOME SEJA UTILIZADO PARA PRATICAR ATIVIDADES IRREGULARES. 

NUNCA ACEITE PROPOSTAS IMORAIS DE SALÁRIO. ISTO NÃO VALE A PENA. SEU NOME E SUA RESPONSABILIDADE NÃO PODEM SER NEGOCIADOS POR SALÁRIOS RIDÍCULOS E IMORAIS. 

A RESPONSABILIDADE TÉCNICA POR UM ESTABELECIMENTO DE SAÚDE É ALGO MUITO SÉRIO. 

NA MAIORIA DAS VEZES AS DROGARIAS E FARMÁCIAS QUE NÃO RESPEITAM  O PISO SALARIAL DO SINDICATO E FAZEM PROPOSTAS IMORAIS DE SALÁRIOS AOS FARMACÊUTICOS, CONSTITUEM-SE EM EMPRESAS QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA FUNCIONAR, SENDO ASSIM, PRATICAM ATOS ILÍCITOS, COMPRAM MEDICAMENTOS SEM NOTA FISCAL, CLANDESTINOS E IRREGULARES. O FARMACÊUTICO QUE ACEITA TRABALHAR NUM ESTABELECIMENTO COM ESTE PERFIL, ESTÁ CORRENDO GRANDE RISCO DE COMPROMETER SUA CARREIRA PROFISSIONAL. 

Em cidades do interior e periferias das grandes cidades é comum a presença de vendedores que inclusive dispõem de medicamentos a pronta entrega.

Caso isto aconteça na drogaria pela qual é responsável, Você deve verificar se este vendedor realmente representa uma empresa e se a mesma encontra-se totalmente regular.

Conforme RDC 44 da Anvisa o Farmacêutico e a Drogaria devem exigir do fornecedor: 

- Cópia da autorização de funcionamento da Anvisa do ano vigente.
- Cópia do alvará de licença sanitária do ano vigente.
- Nota fiscal de todos os produtos com discriminação dos lotes em todos os medicamentos.

Jamais aceite divergências de dados. 

Farmacêutico, jamais permita que a empresa onde seja responsável técnico tolha o seu direito de garantir a população o direito de comprar medicamentos de qualidade e com garantia de procedência.

NÃO COMPACTUE COM AÇÕES ILICITAS DE EMPRESÁRIOS QUE NÃO POSSUEM COMPROMISSO COM A SAÚDE!

DENUNCIE IRREGULARIDADES AO SINFAR-GO, DECON, VISAS ESTADUAL E MUNICIPAL E CRF-GO.

A POPULAÇÃO CONFIA NO FARMACÊUTICO E CONTA COM ESTE PROFISSIONAL PARA GARANTIR A SOCIEDADE O DIREITO DE ADQUIRIR MEDICAMENTOS COM QUALIDADE E SEGURANÇA!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O MERCADO FARMACÊUTICO POSSUI PROFISSIONAIS E EMRPESAS QUE TRABALHAM COM HONESTIDADE, ÉTICA E RESPEITO A SOCIEDADE. 

EM NOME DESTES FARMACÊUTICOS E EMPRESÁRIOS O SINFAR TEM FEITO ESTES ALERTAS, VISANDO PROTEGER AQUELES QUE TRABALHAM COM DIGNIDADE.  PRECISAMOS COMBATER A CONCORRÊNCIA PREDATÓRIA E DESLEAL E SÓ GANHAREMOS ESTA BATALHA QUANDO NOS UNIRMOS EM TORNO DE UM MESMO IDEAL. 

fonte: Newsletter do SINFAR-GO

Um comentário:

  1. nossa isso aconteceu comigo me formei esse ano e fui chamado pra assumir RT de um hospital aqui, eu não fui autorizado a ficar no setor de compras, mas esse comprava controlados, sem alvará da vigilância.

    ResponderExcluir