quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Antiinflamatórios - Causam sangramento gastrointestinais

Antiinflamatórios - Causam sangramento gastrointestinais

Anti-inflamatórios causam sangramento gastrointestinal
.
Um estudo feito com 4.500 pessoas de 32 países, incluindo o Brasil, mostrou que os anti-inflamatórios não hormonais convencionais, tipo ácido acetilsalicílico, diclofenaco, nimesulida entre outros, além de lesionarem o estômago e o duodeno, causam problemas no intestino, algo desconhecido por muitos profissionais de saúde. O medicamento age por inibir a produção de enzimas que causam a inflamação, mas também inibe a produção de enzima que protege a mucosa gastrointestinal.

De acordo com a pesquisa, chamada Condor e publicada no periódico de medicina Lancet, as lesões causadas pela substância no intestino podem provocar perda de sangue oculto nas fezes, o que tem potencial de ocasionar anemia. Sintomas tais como dores abdominais e diarreia também foram relatados.

Muitos usuários destes medicamentos pensam que tomar leite ou antiácido, como o sal de fruta, diminuem os risco de sangramento, porém estas medidas são inócuas para evitar efeitos maléficos no intestino.

Muitos casos de machucados e pequenas inflamações, a utilização de meios físicos como o aquecimento do local da lesão, causam benefícios sem causar danos ao organismo.

Esta coluna sempre recomenda que os medicamentos sejam utilizados sob prescrição médica e orientação de um farmacêutico, é a melhor forma de se proteger contra efeitos adversos de muitos medicamentos.

fonte: http://180graus.brasilportais.com.br/farmacia/anti-inflamatorios-causam-sangramento-gastrointestinal-352857.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário