quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Farmacovigilância - Formulário de erro de medicação (ANVISA)

Formulário de Erro de Medicação - ANVISA

CARTA CIRCULAR Nº. 04 - GFARM/NUVIG/ANVISA/MS
Brasília, 28 de maio de 2007.
ASSUNTO: Formulário de Erro de Medicação
Prezados Senhores,
A Anvisa informa aos profissionais de saúde que o formulário de notificação de erro de medicação está disponível em sua página eletrônica, no endereço:

http://www.anvisa.gov.br/servicos/form/farmaco/index_prof_erro.htm

O erro de medicação é qualquer evento evitável que possa causar dano ao paciente ou levar a uma utilização inapropriada dos medicamentos. Pode gerar problemas de saúde pública e principalmente causar eventos adversos ao paciente. São exemplos desses erros a administração de medicamento errado, omissão de dose na prescrição, administração de medicamentos não prescritos, via de administração incorreta, erros de técnica de administração, forma farmacêutica incorreta, horário errado de administração, doses impróprias, preparação/manipulação errada, administração de fármacos deteriorados, dentre outros.

Neste sentido, a Gerência de Farmacovigilância da Anvisa, vem incentivando as notificações relativas aos erros de medicação com o objetivo de estabelecer ações que visem minimizar as ocorrências destes erros no futuro. Além disso, essas notificações também podem favorecer a geração de alertas, informes ou até mudanças nas medidas regulatórias. Mais informações podem ser encontradas no Informe SNVS/Anvisa/GFARM nº 2, de 16 de abril de 2007 disponível no endereço:

http://www.anvisa.gov.br/farmacovigilancia/informes/2007/informe_2_medicacao.htm
Atenciosamente,
Gerência de Farmacovigilância da ANVISA
NUVIG/ANVISA/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário