quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Direito Trabalhista - Quem tem medo de tirar férias?

Pode parecer estranho, mas enquanto a maioria dos trabalhadores aguarda com expectativa pelas “tão sonhadas férias”, para um grande número de pessoas, a possibilidade de interromper as atividades profissionais e curtir um período de descanso remunerado está mais para um pesadelo.

A gerente financeira Ana Carolina Mattos, 30 anos, é uma das pessoas que admite ter verdadeiro pavor de sair de férias. Trabalhando há um ano e nove meses em uma editora, ela sabe que suas férias estão próximas, mas não consegue sequer pensar na possibilidade de se ausentar do trabalho sem ficar tensa.

“Como sou a única responsável pelo departamento financeiro da empresa, fico nervosa de pensar que alguém vá fazer meu trabalho de forma diferente da que faço”, explica. Ela sabe que tudo será feito durante a sua ausência, mas diz ter certeza de que quando voltar haverá acréscimo de trabalho.

Mesmo assim, Ana Carolina pretende tirar 15 dias de férias este ano. Ela pretende viajar para algum lugar que não tenha internet nem agência bancária, mas acredita que não vai ser fácil se desligar. “Acho que, em alguns momentos, eu vou, sim, pensar em como as coisas estão andando no trabalho, principalmente nos primeiros dias”, revela.

Medo de ser demitido
Diferente de Ana Carolina, que teme que decisões importantes sejam tomadas na sua ausência, em uma agência de propaganda de São Paulo, os empregados raramente tiram férias, e quando tiram, são ameaçados de demissão.

O redator publicitário Marcos Costa (o nome é fictício, a pedido dele) conta que na agência as férias não são muito “encorajadas” pelos patrões. “Eu sei de gente do atendimento que ia tirar férias, mas foi ameaçada. Se tirasse naquele momento não voltava mais. O finalizador aqui, por exemplo, não tira férias há mais de dois anos porque é o único que pode fazer seu trabalho”, revela o redator.

O redator conta que tirou suas últimas férias em setembro do ano passado, por 15 dias, e que conseguiu se desligar do trabalho. “Para mim, o que estressa mais é não viajar e ficar em casa, porque aí fico só resolvendo problemas como consertos e arrumações da casa”, afirmou.

Vale lembrar que as férias não são um favor concedido pelo empregador para seus funcionários, mas um direito do trabalhador garantido por lei. Caso o empregador esteja negligenciando este direito, o trabalhador pode denunciá-lo em qualquer Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ficando o empregador sujeito a multas e outras punições. A relação de endereços das DRTs está no site do Ministério do Trabalho.

fonte: Trecho do site Meu salário
Link: http://meusalario.uol.com.br/main/direitos/ferias-1/quem-tem-medo-de-tirar-ferias-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário