quarta-feira, 9 de maio de 2012

CRF entra com recurso e contesta o edital do concurso feito pelo IFPI

O recurso solicita a retificação do edital nº 16, publicado em 17 de abril deste ano


O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) entrou com recurso na Justiça Federal, frente ao edital do concurso lançado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O recurso solicita a retificação do edital nº 16, publicado em 17 de abril deste ano, para provimento de cargos na carreira técnico administrativa do Instituto e no qual consta uma vaga para o cargo de farmacêutico.

No edital foi identificada uma discrepância entre o conteúdo programático e as atribuições do cargo de farmacêutico. O conteúdo programático cita assuntos relacionados diretamente com Análises Clínicas, e nas atribuições são listadas tarefas típicas da área de Medicamentos.

“Um colega farmacêutico viu o edital e imediatamente acionou o Conselho. Entendemos que o edital é nocivo porque é direcionado apenas aos profissionais que possuem habilitação em Análises Clínicas, prejudicando os profissionais que não possuem essa habilitação, mas são perfeitamente aptos a assumir esse cargo”, afirmou Roberto Gomes, vice-presidente do CRF-PI.

Segue abaixo trecho do edital que cita o conteúdo programático e as atribuições do cargo:
Quais sejam as atribuições:

2.3.9 FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO
Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; realizar análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; orientar sobre uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais; assessorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Quanto ao conteúdo programático:
CÓDIGO 64: FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO
Atribuições Profissionais e Noções de Ética Profissional; Noções de Higiene e de Boas Práticas de Laboratório: Biossegurança; Equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva; Principais tipos e utilização adequada. Procedimentos préanalíticos: Obtenção, conservação transporte e manuseio de amostras biológicas destinadas à análise; Técnicas de coleta, anticoagulantes; Causas de variação nas determinações laboratoriais; Princípios de lavagem e esterilização de material.

Procedimentos analíticos básicos: Vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório clínico para pesagem, volumetria e microscopia. Sistemas analíticos e aplicação dos princípios básicos de: Fluorimetria, Fotometria, Colorimetria; Potenciometria; Turbidimetria; Nefelometria; Eletroforese;

Enzimaimunoensaio (ELISA); Radioimunoensaio (RIA); Quimioluminescência. Preparo de soluções ; Conversões de unidades, abreviaturas e símbolos. Bioquímica: Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens sangüíneas e outros líquidos biológicos. Urinálise: Principais analitos bioquímicos na urina recente e de 24 horas. Função renal: clearences. Parasitologia: Coleta de material: conservação e transporte. Principais métodos utilizados para helmintos e protozoários de importância médica e identificação microscópica. Pesquisa de hematozoários. Microbiologia: Coleta e transporte de material em bacteriologia; Principais meios de cultura, técnicas de coloração, isolamento e identificação de bactérias e fungos de interesse médico: hemocultura, coprocultura.

Antibiograma. Imunologia: grupo sanguíneo e fator Rh, coombs direto e indireto; reações sorológicas (aglutinação, precipitação, imunofluorescência, enzimaimunoensaio); rotina diagnóstica no laboratório de imunologia. Hematologia: Rotina hematológica com contagem manual e automatizada de elementos figurados do sangue. Principais colorações hematológicas ; Identificação das células sangüíneas; morfologia, função e alterações. Hemograma completo, Índices hematimétricos, Velocidade de hemossedimentação, contagem de reticulócitos, pesquisas de células LE, prova de falcização. Hemostasia. Coagulação: tempo de sangramento, tempo de coagulação, prova do laço, retração do coágulo, tempo de protrombina, tempo tromboplastina parcial e fibrinogênio. Anemias e Hemopatias malignas. Valores normais e interpretação clínica dos principais exames laboratoriais.

Riscos gerais; Descarte de substâncias químicas e biológicas. Documentação da qualidade; Emissão, controle e distribuição; Procedimentos operacionais padrão; Teoria, documentação e prática. Conhecimento das principais leis, portarias, normas e resoluções que regem o desempenho da profissão e relacionadas à atuação do Farmacêutico Bioquímico.

fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário