quinta-feira, 3 de maio de 2012

O tratamento adequado pode manter controlada a Doença de Crohn

O acompanhamento médico é essencial para quem tem a doença.

Curitiba – É comum ouvirmos falar de doenças autoimunes, aquelas que são causadas por alguma desordem e, como consequência, diminuem a capacidade de tolerância aos componentes do nosso organismo. Um exemplo é a Doença de Crohn que, de acordo com a coloproctologista do Hospital Santa Cruz, Dra. Sonia Time, é caracterizada pela inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo. “A doença pode acometer da boca ao ânus sendo, entretanto, mais comum o envolvimento do intestino delgado”, destaca.

Não se conhece uma causa para a Doença de Crohn. Algumas pesquisas tentaram relacionar os fatores ambientais, alimentares ou infecções como responsáveis pelo desenvolvimento da enfermidade, porém, apenas foi possível relacioná-la ao tabagismo, já que os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver a doença; além disso, a outra associação está relacionada com o sistema imunológico, nosso mecanismo natural de defesa do organismo. “Nenhum desses fatores, isoladamente, poderia explicar por que a doença inicia-se e se desenvolve. Hoje ela é reconhecida como uma doença autoimune, que tem influência ambiental e genética. Em parentes de primeiro grau de um indivíduo com Crohn, a chance é 25 vezes maior de desenvolvimento”, explica Dra. Sonia.

Os sintomas da doença são diversos, como dores abdominais, cólicas, diarreia, perda de peso, sinais de desnutrição, acometimento perianal, manifestações extraintestinais, como dores articulares, lesões de pele, lesões oculares, entre outras. O diagnóstico é feito, primeiramente, pelas manifestações clínicas e exames complementares, como os endoscópicos (endoscopia digestiva e colonoscopia) e biópsia.

A boa notícia é que existe tratamento para a doença, com o uso de antiinflamatórios de ação intestinal e imunossupressões. Recentemente, também foram acrescentadas as terapias biológicas e suplementos alimentares específicos. “A doença de Crohn não tem cura, mas existe remissão da doença, ou seja, é possível ter a doença controlada por um longo período de tempo, principalmente se houver acompanhamento médico adequado”, finaliza a médica.

Hospital Santa Cruz -A instituição conta com 220 leitos e realiza 13 mil atendimentos somente no Pronto Socorro, sendo mais de 1000 cirurgias ao mês. O hospital demonstra sua qualidade através de baixos índices de infecção hospitalar, muito aquém do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, além de ser o único hospital do Paraná a estar em processo de certificação para consultas particulares e planos de saúde) nas especialidades de Cardiologia, Ortopedia, Neurocirurgia, Oncologia e Neurologia Clínica, com plantão 24 horas. Além dos atendimentos eletivo e de urgência, o Hospital Santa Cruz trabalha, também, com a Medicina Preventiva, outro grande diferencial do hospital. Serviços como o de diagnóstico por imagem e o check-up dão uma amostra da preocupação da instituição com o bem-estar de seus clientes. Mais do que curar doenças, o Hospital Santa Cruz se preocupa em preveni-las. Os clientes Personnage, por exemplo, têm acesso à sala de espera VIP, com recepção exclusiva e bilíngue, internamento sem burocracia, acompanhamento nas consultas e exames, além de laboratório exclusivo para coletas de exames. Com uma história marcada pela competência e pelo pioneirismo, o Hospital Santa Cruz está sempre em busca de novas técnicas e serviços para melhor atender seus pacientes.
[ www.hospitalsantacruz.com]

fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário