quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ANVISA - Lançado selo de segurança para evitar fraude.

Anvisa lança selo de segurança para evitar fraude em medicamentos

Remédio falsificado ou contrabandeado coloca em risco a saúde da população

21/10/2010 - 12:44

Um selo de segurança lançado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 6 de outubro vai ajudar a combater a falsificação de medicamentos no Brasil. A falsificação e o contrabando de medicamentos coloca em risco a vida de pacientes e preocupa a população e autoridades.

O selo de segurança que será reconhecido por leitoras óticas instaladas em todas as drogarias do País a partir de janeiro de 2012 e vai permitir ao comprado confirmar na própria farmácia se o medicamento é verdadeiro. Este ano a Anvisa apreendeu 53.575 remédios falsificados e contrabandeados e 63 toneladas de produtos sem registro.

Para comprovar a autenticidade do produto bastará aproximar a etiqueta da leitora ótica e uma luz verde, acompanhada de um sinal sonoro, indicará que o remédio é verdadeiro. O selo autoadesivo e impermeável será padronizado em todo o País, sem diferenciação por Estado ou por fabricante.

Enquanto o selo ainda não está no mercado, o consumidor deve ficar atento à data de validade do medicamento e pedir sempre nota fiscal, que reduzem o risco de comprar um remédio irregular

fonte: http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,0,0,320504,Anvisa+lanca+selo+de+seguranca+para+evitar+fraude+em+medicamentos.aspx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário