segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diário Oficial da União sobre antibióticos deve sair terça e quarta feira

 25/10/10 - 12:09 > SAÚDE

Nota sobre uso de antibióticos será publicada até 4ª-feira



Agência Brasil


BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira (25) que as notas técnicas sobre o uso do álcool gel nos estabelecimentos de saúde e sobre a venda de antibióticos nas drogarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) amanhã (26) e na quarta-feira (27).
Na última sexta-feira (22), a Anvisa aprovou uma norma para estimular a higienização de profissionais de saúde e evitar novos casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos. Pela norma, o uso do álcool gel será obrigatório nos hospitais e nas clínicas públicas e particulares. O produto deverá ser colocado em salas onde há atendimento de pacientes. Os estabelecimentos terão 60 dias para cumprir a norma a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União.

Já a venda dos antibióticos nas drogarias terá o mesmo tratamento de medicamentos de tarja preta, ou seja, terão a receita retida. A medida busca evitar a venda indiscriminada desses medicamentos. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma.

A superbactéria KPC é resistente a antibióticos. Ela surgiu em 2000, nos Estados Unidos, e hoje é uma preocupação mundial. No Brasil, esse micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados.

fonte: http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=3&id_noticia=347479

Nenhum comentário:

Postar um comentário