quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Google paga 500 milhões de dólares por anúncios a medicamentos ilegais

25.08.2011 - 14:08 Por Daniel Almeida

A Google aceitou pagar 500 milhões de dólares (cerca de 346,4 milhões de euros) para resolver uma investigação criminal iniciada em 2009 por ter colocado no seu sistema anúncios sobre medicamentos de farmacêuticas canadianas cuja venda não estava autorizada nos EUA.

<p>"Nunca deveríamos ter permitido estes anúncios", reconhece a Google</p> "Nunca deveríamos ter permitido estes anúncios", reconhece a Google
 (Mike Segar/ Reuters (arquivo))
 
De acordo com o Departamento de Justiça, que anunciou ontem este acordo, os anúncios, colocados no sistema AdWords da Google (uma das suas principais fontes de receitas), conduziram à importação de medicamentos ilegais para os Estados Unidos. O acordo alcançado permite à multinacional que detém o motor de busca mais popular do mundo evitar uma série de acusações criminais, nomeadamente por parte da FDA (Food and Drugs Administration), a autoridade responsável pela administração da alimentação e medicamentos nos Estados Unidos.

“Banimos os anúncios nos Estados Unidos a medicamentos de farmacêuticas canadianas há algum tempo. No entanto, em retrospectiva, é óbvio que nunca deveríamos ter permitido estes anúncios”, assumiu a Google em comunicado, citado pela agência Reuters.

O pagamento de 500 milhões de dólares representa, segundo o Departamento de Justiça, as receitas que a Google arrecadou com os anúncios, bem como as receitas estimadas das farmacêuticas canadianas pela venda ilícita dos medicamentos aos consumidores norte-americanos.

“As farmacêuticas canadianas que exportam medicamentos para os Estados Unidos não estão sujeitas à autoridade reguladora do Canadá, e muitas vendem medicamentos provenientes de outros países sem respeitar os regulamentos”, explicou o Departamento de Justiça.

O valor que a Google aceitou pagar para resolver esta disputa é um dos mais altos de sempre praticados nos Estados Unidos, segundo as autoridades judiciais.

De acordo com um comunicado do Departamento de Justiça, citado pelo Financial Times, desde 2003 que a Google tinha conhecimento da situação ilegal em que se encontravam a maioria das farmacêuticas canadianas, que não tinham licença para exportar medicamentos para os Estados Unidos. No entanto, apenas em Fevereiro de 2010 é que a multinacional, com sede em Menlo Park, California, anunciou, num blogue, que iria deixar de aceitar aqueles anúncios.
 
fonte: http://economia.publico.pt/Noticia/google-paga-500-milhoes-de-dolares-por-anuncios-a-medicamentos-ilegais_1509144 




Nenhum comentário:

Postar um comentário