segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Inglaterra: medicamento Nurofen Plus® retirado do mercado

29/08/2011 - 09:06
O fabricante do analgésico Nurofen Plus® decidiu retirar o medicamento de venda livre do mercado britânico, por suspeita de sabotagem, após terem sido descobertos psicotrópicos e antiepilépticos em algumas embalagens, avança a agência Lusa.

O medicamento Nurofen Plus®, uma variante do Nurofen®, não é comercializado em Portugal.

“O Nurofen Plus® foi retirado do mercado [britânico]”, refere a farmacêutica Reckitt Benckinser num comunicado divulgado na sexta-feira, citado pela agência France Press.

Na nota, a empresa refere que “os consumidores devem entregar as embalagens de Nurofen Plus® nas farmácias, já que foram descobertos outros medicamentos em cinco caixas”.

“Suspeitamos de sabotagem e estamos a trabalhar com a polícia no sentido de descobrir quem a pessoa, ou pessoas, responsáveis”, pode ler-se no comunicado.

A distribuição e fabrico do Nurofen Plus® foram suspensas para abrir caminho à investigação, acrescenta a empresa, garantindo que não há qualquer risco para a saúde dos consumidores.

De acordo com a Reckitt Benckinser, há neste momento mais de 250 mil embalagens de Nurofen Plus® nas farmácias britânicas.

A polícia de Londres, que descobriu as quatro embalagens suspeitas, confirmou que vai avançar com uma investigação.

A decisão de retirar o Nurofen Plus® do mercado britânico foi tomada após um aviso das autoridades britânicas de saúde que dava conta da presença de Seroquel XL®, um psicotrópico utilizado para tratar esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno bipolar, em embalagens daquele analgésico.

De acordo com a Reckitt Benckiser, duas pessoas tomaram o medicamento adulterado mas estão bem de saúde.


fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/29-08-11/inglaterra-medicamento-nurofen-plus-retirado-do-mercado

Um comentário:

  1. Prezados,

    Me chamo Roberta, sou formada em Psicologia e atualmente faço Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo.
    Em meu trabalho de dissertação estou trabalhando com os brasileiros imigrantes nos países: Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido. A área com a qual trabalho refere-se aos processos psicossociais e identidade social de brasileiros imigrantes nestes países (que foram escolhidos com base no documento de 2011 do MRE "Brasileiros no Mundo - Estimativas" como sendo os que possuem mais brasileiros na Europa).

    O motivo de minha mensagem refere-se à uma ajuda que necessito para encontrar brasileiros emigrantes na Inglaterra com os quais pudesse entrar em contato para participar de minha pesquisa. Necessito entrevistar estes brasileiros, entretanto tenho pouco contato.
    Estarei os entrevistando através de um questionário online, que preserva todas as normas éticas e de sigilo para pesquisa com seres humanos. Além disso, farei entrevistas pessoalmente no Reino Unido (no mês de março), de modo a apreender narrativas destes migrantes.

    Gostaria de contar com o apoio desta comunidade para que divulgue o link de minha pesquisa que se encontra abaixo, ou para que eu possa ter ajuda com relação ao estabelecimento deste contato com os brasileiros emigrantes.

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFBJS1N5ZzVSemYwODBZYkNCa3FpSUE6MQ

    Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos referentes à pesquisa e agradeço toda a atenção.
    Atenciosamente,

    Roberta Rangel Batista
    Bolsista de Mestrado CNPq - Programa de Pós Graduação em Psicologia
    Universidade Federal do Espírito Santo
    roberta.ufes2012@gmail.com

    ResponderExcluir