O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) disse, esta segunda-feira, que os portugueses, principalmente as mulheres com mais de 50 anos, são os que mais conduzem sob o efeito de medicamentos a nível europeu e realçou a necessidade de adoptar medidas de prevenção.
foto Global Imagens/Arquivo |
Os resultados revelam que a prevalência de consumo de substâncias psicoactivas entre os condutores portugueses apresenta valores superiores à média europeia.
Segundo o projecto DRUID, são superiores à média europeia o consumo de álcool e de medicamentos, enquanto a prevalência de drogas ilícitas está em linha com a média europeia.
Nesse sentido, o presidente da ANSR, Paulo Marques, considera que no âmbito da revisão da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, que vai agora acontecer, devem ser tomadas medidas de prevenção e controlo no que toca à influência dos medicamentos durante a condução.
Paulo Marques, citando uma das propostas do projecto DRUID, sublinhou que os medicamentos devem passar a estar classificados numa tabela para que os médicos e os doentes se apercebam da sua influência na condução.
fonte: Jornal de Notícias
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2243937
ResponderExcluir