segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mesmo proibidos, remédios para emagrecer são vendidos no RS

Comercialização dos medicamentos foi proibida em outubro de 2011.
Vendas ocorrem livremente pela internet e por telefone em Porto Alegre.




 Apesar de a venda de medicamentos para emagrecer estar proibida no Brasil desde outubro de 2011, os inibidores de apetite são negociados livremente por ambulantes no centro de Porto Alegre e por telefone. As substâncias, importadas do Uruguai, também são oferecidas em sites e até em redes sociais. Em fóruns, os consumidores encontram listas e preços dos medicamentos oferecidos.

Em contato por telefone com um dos vendedores, ele garantiu que entrega os emagrecedores em qualquer parte do país pelo correio sem enfrentar problema algum. "Eu mando direto para o Sul, para Minas, para o Brasil todo. Até agora não deu problema. Nenhuma encomenda minha travou", garantiu o homem à reportagem da RBS TV.

saiba mais

Alertada pela reportagem, a Anvisa reforça que a utilização dos emagrecedores é ilícita e representa risco para a saúde. "Estamos falando de um caso de polícia. A gente tem de alertar a população que é um risco para a saúde", diz Maria Eugênia Cury, chefe do Núcleo de Notificação e Investigação da Anvisa.

No centro de Porto Alegre, os vendedores fazem desconto de acordo com a quantidade de remédios comprada. “Vamos fazer o seguinte: se você comprar mais de 10 caixas, eu faço por R$ 50”, ofereceu. A reportagem acompanhou um dos ambulantes até o local onde são obtidas as substâncias: o camelódromo da capital gaúcha, no Centro.

"A gente até emagrece, mas quando para de usar, engorda muito mais. É psicológico. Isso é uma droga, vicia. A gente sempre quer mais", diz uma jovem que usou durante anos o medicamento.
Em outubro do ano passado, os medicamentos inibidores de apetite a base de anfetaminas, drogas sintéticas que estimulam o sistema nervoso, tiveram os registros cancelados. A produção, venda e uso foram proibidos no Brasil pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Nossa, fiquem de olho, existem muitos remédios para emagrecer que são uma "bomba" para o corpo, não vale a pena o risco.
    Em nosso site contamos sobre a maioria dos "bons e ruins" efeitos de cada remédio. Dá uma olhada lá que vale a pena para você se informar melhor sobre cada um deles.

    ResponderExcluir