sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

20 novas profissões para o futuro

Todas as listas são discutíveis. Sobretudo as listas subjectivas, que tentam adivinhar o futuro ou, com mais ou menos métricas, avaliar uma determinada situação.

O artigo que esta tarde lhe apresentamos não foge à regra. A Fast Future Research publicou o relatório “The shape of jobs to come”, que tenta adivinhar que novas profissões irão aparecer até 2030.

Apesar do exercício subjectivo de futurismo, é engraçado perceber como as profissões ligadas à sustentabilidade ganharão um novo fôlego nos próximos 18 anos.

Fiquem com a lista e a respectiva justificação (via Fórum Estudante).
1. Advogado Virtual – Com a vida diária cada vez mais online, termos especialistas que saibam resolver conflitos que envolvam cidadãos residentes em jurisdições legais diferentes.
2. Bancário do tempo – Os Bancos de Horas (ou Bancos do Tempo) são comunidades de troca de serviços que permitem às pessoas inscritas ganhar créditos de tempo por serviços prestados à comunidade e gastar esses créditos comprando outros serviços à comunidade.
3. Criadores de Veículos Alternativos – Designers e construtores da nova geração de veículos de transporte que usam energias alternativas.
4. Disseminadores de informação personalizada – Com os media de radiodifusão a tornarem-se mais personalizados, vão emergir novos especialistas de conteúdos e publicitários à medida das soluções individuais feitas à medida.
5. Especialista em Marketing Pessoal Online – Profissional de aconselhamento para desenvolver um marketing pessoal nas redes sociais e noutros suportes.
6. Gestor de Informação relevante e segura – Especialistas que filtram e editam dados significativos e seguros para Governos,empresas, organizações, pessoas, etc.
7. Gestor/Consultor Especialista em População Sénior – Gestores de um leque de soluções integradas na área da saúde e bem-estar da população sénior.
8. Agricultores verticais – Agricultores especializados em culturas agrícolas em prateleiras na vertical, com solos artificiais alimentados por soluções nutritivas.
9. Assistente Social para as redes sociais – Assistentes sociais para pessoas traumatizadas ou marginalizadas pelas redes sociais.
10. Especialista em reversão de mudanças climáticas – Com as ameaças e o impacto das mudanças climáticas, é necessária uma nova geração de especialistas  dedicados a reduzir ou reverter os efeitos indesejados dessas mudanças.
11. Farmacêutico de culturas e pecuária geneticamente modificada – Os farmacêuticos são a nova geração de agro pecuários que aumentarão a produção de culturas e a criação de animais de espécies geneticamente modificadas.
12. Gestor de Avatares pedagógicos – Os avatars podem ser usados para apoiar professores em salas de aula e no ensino à distância mas terão de haver especialistas que criem e orientem a actuação destes avatares.
13. Gestor e organizador informático e electrónico – Especialistas que vão ajudar a organizar as nossas informáticas e electrónicas: gestão de e-mail, de dados, redes sociais, aplicações, etc.
14. Pilotos, Arquitectos e Guias turísticos espaciais – Para os programas de turismo espacial serão necessários pilotos e guiasturísticos espaciais assim como designers de arquitectura para tornar possível a habitação do espaço e de outros planetas.
15. Profissional de Ética para as novas ciências – Uma nova geração de profissionais de ética que têm de compreender diversas áreas científicas para ajudar a sociedade a tomar decisões consistentes sobre que desenvolvimentos permitir.
16. Fabricante de partes do corpo – Com os avanços nas áreas dos tecidos celulares, da robótica e dos plásticos, será possível a criação de partes do corpo humano e surgirão fabricantes, lojas e oficinas de reparação de órgãos e membros.
17. Polícia da Modificação Climática – A arte de “roubar” nuvens para fazer chuva já acontece em algumas zonas do mundo, e tem de passar a ser monitorizada e controlada pois altera os padrões climáticos.
18. Nano-Médico – Os avanços na nanotecnologia potenciam uma série de novos instrumentos que podem transformar os cuidados de saúde e serão necessários especialistas para os administrar.
19. Cirurgião de aumento da memória – Uma nova categoria de cirurgiões cujo papel será adicionar memória extra às pessoas que desejarem mais capacidade de memória.
20. Gestor/Instaurador de Quarentenas – No caso de acontecerem vírus e epidemias mortais serão necessárias quarentenas impostas e alguém terá de saber liderar essas situações.

fonte: Green Savers

Um comentário: