quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Grupos farmacêuticos testaram medicamentos em pacientes da Alemanha Oriental



AFP - Agence France-Presse
Publicação: 01/01/2013 16:29 Atualização: 01/01/2013 21:55
Grupos farmacêuticos ocidentais testaram medicamentos, nos anos 1980, em pacientes de hospitais da República Democrática da Alemanha (RDA), que nem sempre eram informados do fato, afirmou um jornal alemão, citando documentos de arquivo.

"Dispomos de documentos que demonstram que foram assinados contratos entre empresas farmacêuticas ocidentais e instituições da RDA para testar medicamentos", afirmou à AFP uma colaboradora dos arquivos nacionais alemães, confirmando em parte o artigo.

Segundo o jornal alemão Tagespiegel, que estudou detalhadamente os documentos, mais de 50 companhias ocidentais assinaram contratos com o ministério da Saúde da Alemanha Oriental para realizar 165 testes de medicamentos entre 1983 e 1989.

Os testes poderiam fornecer até 860.000 marcos (a moeda da Alemanha Ocidental muito valorizada na RDA comunista), escreve o jornal.

O jornal cita diferentes empresas da época, algumas das quais mudaram de nome depois de terem se fundido ou terem sido compradas: Bayer, Schering, Hoechst (integrada em Sanofi), Boehringer Ingelheim ou Godecke (atualmente Pfizer).

Por vezes os doentes não informados que serviam como cobaias, acrescenta o jornal, citando o caso de sete pacientes que afirmam que não estavam cientes de nada.

A televisão alemã regional MDR, que investigou o fato, cita, sobretudo, o caso de um paciente de 60 anos, Gerhard Lehrer, em cuidados intensivos depois de sofrer um enfarto no hospital de Dresde em 1989.

Depois de ter tomado medicamentos "especiais", "que não eram comercializados", receitados por um médico no hospital, seu estado piorou ainda mais.

Estas pastilhas, cujos alguns exemplares foram conservados pela esposa de Lehrer, resultaram ser placebos para um estudo encomendado pela Hoechst, segundo testes de laboratório realizados a pedido da MDR.

Fonte: Diário de Pernambuco

2 comentários:

  1. -app/noticia/ciencia-e-saude/2013/01/01/internas_cienciaesaude,415708/grupos-farmaceuticos-testaram-medicamentos-em-pacientes-da-alemanha-oriental.shtml

    ResponderExcluir
  2. Pra mim não é surpresa! Imagina o que não é feito na África?

    ResponderExcluir