segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Anvisa proíbe medicamentos injetáveis à base de chá verde

A Anvisa destaca que qualquer extrato vegetal que não tenha comprovação científica para ser utilizado como produto injetável pode trazer riscos à saúde


Chá verde
Chá verde: não há qualquer vedação ao uso e venda de medicamentos fitoterápicos de via oral que contenham chá verde e possuam registro na Anvisa

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a manipulação, a distribuição, o comércio e o uso de medicamentos injetáveis à base de extratos vegetais como o chá verde.

Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a proibição atinge os produtos injetáveis que não provaram a sua eficácia e segurança. A Anvisa destaca que qualquer extrato vegetal que não tenha comprovação científica para ser utilizado como produto injetável pode trazer riscos à saúde, se for administrado por esta via.

A agência informa ainda em seu site que foram identificadas propagandas na internet que sugerem o uso injetável de substâncias, como chá verde, para emagrecimento e combate às gorduras localizadas. Não existem, porém, estudos que comprovem a segurança e a eficácia desses resultados.

Não há qualquer vedação ao uso e venda de medicamentos fitoterápicos de via oral que contenham chá verde e possuam registro na Anvisa. Já o alimento chá verde é dispensado de registro e pode ser utilizado normalmente. De acordo com o órgão regulador, a suspensão dura o tempo necessário para a regularização dos produtos junto à agência e tem validade imediata.

Fonte: Exame.comhttp://exame.abril.com.br/

Um comentário: