segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nos EUA, número de contaminados por meningite sobe para mais de 100



NOVA YORK - Um tipo raro de meningite relacionado a um medicamento contaminado já provocou a morte de oito pessoas e a contaminação de 105 nos Estados Unidos, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças nesta segunda-feira. Embora a empresa tenha recolhido todos os seus produtos - e não apenas o remédio ligado à contaminação - mais pessoas podem ter sido infectadas, já que a empresa a New England Compounding Center Inc. distribuiu pelo menos 13 mil frascos contendo o medicamento suspeito.

Segundo o governo americano, ao menos nove estados registraram pessoas infectadas: Tennessee, Michigan, Virgínia, Indiana, Flórida, Maryland, Minnesota, Carolina do Norte e Ohio. Em algumas federações, até a polícia está usada para ajudar na identificação das pessoas que compraram o medicamento. Em Ohio, autoridades estão mobilizando agentes, que irão de porta em porta para achar os compradores, se necessário.

- Se for necessário bater em portas, será isso que eles vão fazer - assegurou Beth Bickford, diretor-executivo da Associação de Comissionários de Saúde de Ohio.

As autoridades acreditam que os casos estejam relacionados a um medicamento para dores musculares que estava contaminado com o fungo Aspergillus. Uma farmácia de manipulação no estado de Massachusetts vendeu 17.676 frascos do esteroide acetato de metilprednisolona a 76 estabelecimentos em 23 estados de julho a setembro, segundo informações do Departamento de Saúde local.

O surto chamou a atenção para a reduzida regulação das empresas farmacêuticas de manipulação, como a que produziu a droga infectada: a New England Compounding Center Inc. Em comunicado, a empresa disse que decidiu fazer o recall de todos os seus medicamentos porque preferia aumentar as precauções devido ao risco de contaminação de um de seus produtos. Mas garantiu que não há indícios do fungo em outros remédios. A agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), já tinha pedido aos profissionais de saúde que não usassem nenhum dos produtos da New England.

O uso de injeções de esteroides para dores nas costas, como o caso dessa droga, disparou a partir da década de 1990. Em 2011, cerca de 2,5 milhões de pessoas tomaram as injeções, segundo dados da Sociedade Internacional de Intervenção na Coluna.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são fortes dores de cabeça, febre, náuseas, dificuldade de equilíbrio ou fala arrastada. O período de incubação da doença é de uma a quatro semanas após as injeção do esteroide.

Por isso, autoridades de saúde afirmaram que todos que fizeram uso da droga precisarão ser examinados e acompanhados. Comumente administrada com antibióticos, essa forma de meningite é resistente a esse tratamento. Segundo a CDC, ela não é contagiosa, mas especialistas acreditam que ainda haverá novos registros da doença.

Um comentário: