terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como levei gato por lebre de propósito

Raíza Tourinho, jornalista


Achei que seria mais difícil.  Em uma tarde no final de janeiro, fui à Feira de São Joaquim com a missão de verificar o comércio de medicamentos ilegais no local.

Não foi uma ideia original.  Há pouco mais de um ano, dois repórteres de A TARDE já haviam feito o mesmo. Assim, deveria só  conferir se o esquema continuava ativo.

Tinha até uma história pronta: grávida de 19 semanas, iria pedir azitromicina, um antibiótico prescrito para, entre outros problemas, tratar gonorreia e clamídia. O remédio é contraindicado para grávidas.
Entrei na feira e comecei a procurar por remédios. Após perguntar a três vendedoras, elas disseram não haver farmácia ali. Logo, um homem me abordou e perguntou o que eu queria.

Expliquei. Ele começou dizendo que ali não tinha remédio, mas depois mudou o discurso  e contou que haviam vários vendedores oferecendo na entrada da feira o  Cytotec, um medicamento abortivo proibido para comercialização há oito anos no País.

Depois que pedi para falar com um deles, sob a justificativa de que "talvez eles soubessem", o barraqueiro acenou para um  homem  sentado na entrada da feira. 

Facilidade
O homem, um senhor de meia-idade com jeitão malandro,  quando descrevi o azitromicina assumiu uma expressão de quem não sabia sobre o que eu estava falando. Mas bastou ver minha barriga e ouvir as palavras "partes íntimas" para me apresentar o Cytotec.

Deve ter achado  que minha gravidez  era a infecção a ser curada. O preço? R$ 50 cada comprimido. Mas, pelo meu estágio, só ia resolver se tomasse "uns três".

Como eu não possuía a quantia na mão, ele me acompanhou até a um banco e me passou os comprimidos garantindo que não ofereciam "risco nenhum".

Tudo isso ocorreu  no início da feira, a  alguns metros de policiais da Rondas Especiais (Rondesp), que faziam uma batida no local. O medicamento, que custou R$ 110 após  "pechincha", foi entregue ao Ministério Público  da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário