segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Farmacêutico - Antes de montar sua empresa - Fique atento

Essa semana conversando com uma colega Farmacêutico que resolveu montar uma drogaria em sua cidade.
Eu havia conversado com ele tempos atras.
Estava sabendo de sua intenção em abrir a empresa.
Então resolvi alertar sobre uma situação específica que quase ninguém tem conhecimento. Nem advogados, tampouco contadores. E muito menos farmacêuticos.

Disse a ele: Quando você encontrar um ponto comercial, antes de fechar o contrato de aluguel, você precisa saber qual empresa estava estabelecida naquele ponto.

Farmacêutico me perguntou: Mas porque?

Respondi: Porque se você montar uma farmácia. E nesse ponto comercial havia anteriormente uma farmácia, você assume TODAS as dívidas dessa empresa, Inclusive dívidas trabalhistas e fiscais.

Farmacêutico: Não é assim. Como eu vou assumir uma dívida se o CNPJ é diferente. Os sócios são diferentes.

Respondi: Só estou alertando. O ideal é você consultar seu contador e seu advogado.

Essa semana passei na empresa do colega. Estabeleceu exatamente no local onde eu estava prevendo, e onde já existiu uma drogaria. Esse colega me disse, que deveria ter me escutado ou pelo menos ter dado mais atenção. Os bancos estão mandando cobranças semanais para a empresa. Bem como as Distribuidoras também.

Como não sou advogado ou contador.
Sei que existe uma Lei chamda Lei de sussessão fiscal. Diz que se você montar uma empresa no mesmo endereço e com o mesmo objetivo social em menos de 6 meses do fechamento da anterior, você assume TODAS dívidas dessa empresa anterior.

Fica o alerta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário