quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Como Saber se a Empresa Esta Pagando o INSS

INSS, saiba se sua empresa está efetuando o pagamento da Previdência Social. Veja como consultar os depósitos e o que fazer em caso negativo

INSS sua empresa está depositando?

O INSS precisa ser pago todos os meses durante um determinado período para que o trabalhador possa se aposentar ou mesmo gozar do benefício do auxílio-doença.
A sigla significa Instituto Nacional do Seguro Social e é uma garantia que o trabalhador deve ter para ter certeza de que terá direito a aposentadoria e também a seguro doença, se ele precisar.
O pagamento do INSS precisa ser feito tanto por trabalhadores autônomos como por profissionais com registro em carteira, a empresa contratante é obrigada a repassar o valor para o Instituto.

Como consultar se a empresa deposita o INSS

Para saber se a empresa está ou não depositando seu INSS é necessário ficar de olho não apenas no holerite mas também as cartas do FGTS que chegam através dos Correios, você também pode ir até a Previdência Social para ter certeza de que esse befício está ou não sendo repassado para o trabalhador.
Se vocÊ for até uma agência do INSS esteja munido com RG, CPF e também o número do PIS (Programa de Integração Social) para pode solicitar o extrato de pagamento, assim você terá a certeza de que a empresa está sim efetuando o pagamento.

O que fazer se a empresa não estiver depositando o INSS?

Se você constatar que a empresa que te registrou não está depositando o valor do INSS entre em contato com o departamento responsável ou procure um advogado. A empresa é obrigada a repassar esse valor que é descontado do salário do trabalhador.
O não pagamento vai gerar ações trabalhistas contra a empresa, uma vez que ela está sonegando taxas que tem obrigação de pagar. Portanto, veja sempre seus extratos e consulte um advogado para prestar mais esclarecimentos, não deixe de ter o direito de se aposentar por tempo de contribuição ou de receber benefícios como o auxílio-doença que pode ser sua fonte de renda em caso de acidente, quer seja de trabalho ou não, além de cobrir também doenças crônicas e aposentadoria por invalidez.
Se você não for funcionário de uma empresa e quiser fazer o pagamento da Previdência solicite um carnê em qualquer agência e passe a pagar mensalmente para ter o direito de aposentadoria e outros benefícios concedidos pelo INSS.


Um comentário: