sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[Momento Cidadania] - 'Brasil tem cultura de solidariedade ao fora da lei', diz Alexandre Garcia

Alexandre Garcia comenta sobre os alertas em redes sociais que avisam onde tem blitz e a sinalização para pardais à frente.

 


Os alertas das redes sociais que dizem onde tem blitz funcionam com eficiência, mesmo no Rio de Janeiro, onde a aplicação da Lei Seca é exemplar. O perfil do motorista que alerta os outros, e o que, desde os tempos anteriores à civilização digital, dá sinal de luz para quem trafega fora da lei, significando que há carro de polícia rodoviária em frente. É a mesma cultura que no próprio serviço público fez uma interpretação pró-motorista em alta velocidade e mandou sinalizar a presença de pardais logo à frente.

É uma cultura de solidariedade não à lei, mas ao fora-da-lei. O alcoolizado avisado pelo celular vai evitar a barreira. E nos desvios que vai fazer, estará criando risco para si, para quem estiver dentro e fora de seu carro.

Ainda bem que outra cultura vai se impondo: a do uso do táxi, ou da escolha do motorista, que não vai beber. E as autoridades finalmente estão descobrindo que a famosa conscientização, que tem sido o falso remédio para tudo, não funciona. O que convence é a sensação da vigilância da lei e o medo da punição. É assim que funciona nos países que controlam álcool e volante. No Brasil, quem sabe um dia as lições aprendidas no trânsito se apliquem à segurança pública de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário