terça-feira, 19 de março de 2013

Drogarias são flagradas sem farmacêuticos durante expediente


19/03/2013 15h57 - Atualizado em 19/03/2013 16h05
 

Em farmácias de Varginha e Três Corações, profissionais saem mais cedo.
Lei federal obriga presença de um farmacêutico durante todo o expediente.

 

Achar uma farmácia durante a noite é até fácil, inclusive muitas funcionam 24 horas. O problema está em encontrar orientações de um farmacêutico no local. Ao percorrermos algumas drogarias em Varginha (MG) e Três Corações (MG), na maioria este profissional não é encontrado, o que contraria uma lei federal, que obriga a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.
Em Três Corações, em duas farmácias que têm expediente até à noite, os profissionais já tinham ido embora antes do fechamento da drogaria. Nos dois casos, a atendente informa que os farmacêuticos foram embora mais cedo. Em uma delas, que funciona até às 21h, o profissional deixa o local às 18h.
Em Varginha, a realidade é a mesma. Nas duas farmácias visitadas, os profissionais já tinham deixado o local, e em uma delas o expediente ia até às 22h30, quando o do farmacêutico termina sempre às 18h.
Segundo o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG), todo estabelecimento que trabalha com medicamentos, seja público ou particular, tem que ter um farmacêutico presente durante todo o horário de funcionamento, inclusive os que abrem aos finais de semana. Outras pessoas podem também atender no balcão, mas somente o farmacêutico pode orientar com segurança e conhecimento técnico.
Na farmácia que funciona 24h, em Três Corações, a balconista confirmou que não há a presença de um farmacêutico durante todo o período de funcionamento. Ela afirma ainda que os próprios balconistas orientam os clientes sobre os medicamentos. "A gente não pode receitar medicamento, mas a gente orienta, até quem é só balconista mesmo", disse ela.
Em uma farmácia de Varginha, o gerente afirma ter dois farmacêuticos no local, mas um deles estaria de férias. Com isso, o estabelecimento fica sem o profissional durante várias horas.
Farmácias são flagradas sem farmacêuticos durante expediente (Foto: Reprodução EPTV)Farmácias são flagradas sem farmacêuticos durante expediente (Foto: Reprodução EPTV)
 
De acordo com a Vigilância Sanitária Estadual, as fiscalizações em farmácias à respeito da presença de farmacêuticos habilitados durante os plantões é feita pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais, inclusive em fins de semana e madrugadas. Assim, cabe a cada município a responsabilidade e o dever de garantir que as farmácias de plantão funcionem com farmacêuticos habilitados o tempo em que estiver aberta.
Ainda segundo o Conselho Regional de Farmácia, caso o cliente não encontre o farmacêutico, o usuário deve procurar outro estabelecimento e denunciar a ausência ao Conselho Regional de Farmácia, através do site www.crfmg.org.br.

Vídeo da matéria

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário