sábado, 16 de março de 2013

Farmacêutica ensina receita de repelente contra mosquito da dengue

Paraná tem 13 municípios com epidemia da doença.
Seis pessoas já morreram de dengue em 2013, diz Secretaria da Saúde. 

Do G1 PR, com informações da RPC TV Paranavaí

Uma das medidas para auxiliar o combate à dengue é o uso de repelente contra o mosquito transmissor. Como Paranavaí, na região noroeste do Paraná, é uma das 13 cidades do estado que enfrentam epidemia da doença, a farmacêutica Márcia Stainer ensinou a preparar um repelente caseiro à base de cravo.
O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, na segunda-feira (25), aponta que já foram confirmados 5.438 casos da doença no estado – entre agosto de 2012 e segunda-feira –, e que seis mortes foram causadas pela dengue, em 2013. Além de Paranavaí, São João da Caiuá, Engenheiro Beltrão, São Carlos do Ivaí, Japurá, Peabiru, Fênix, Quinta do Sol, Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também estão com a epidemia da doença. Os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do estado.
Um morador de Paranavaí, um homem de 83 anos, morreu no dia 13 de fevereiro devido a complicações causadas pela febre hemorrágica por dengue. A causa da morte foi confirmada após laudos feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR).
O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirmou que o estado enfrenta um período crítico da doença devido ao clima.  “A qualquer sintoma de dengue, o paciente deve procurar o serviço de saúde imediatamente. Se voltar para casa e os sintomas piorarem, deve retornar ao serviço de saúde e informar que já procurou atendimento antes, levando o cartão do paciente”, orientou.
Ele ainda explicou que combate à dengue deve ser feito durante todo o ano, porém que o período de calor intenso e de chuvas favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Confira a receita indicada pela farmacêutica.

Ingredientes:
- 500 ml de álcool de cereais
- 10 gramas de cravos (aproximadamente, 100 cravos) ou 5 ml de óleo essencial de cravo, com concentração de 1%
- 100 ml de óleo corporal

Modo de Preparo:
Adicionar os cravos ao álcool de cereais e deixar descansando por quatro dias. Deve-se agitar o frasco com o conteúdo todos os dias. Após esse período, filtrar a mistura (pode ser com um filtro de café), adicionar o óleo corporal e acondicionar em uma embalagem para spray. A recomendação é usar o repelente a cada quatro horas.

Fonte: G1

 

Um comentário:

  1. /pr/parana/noticia/2013/02/farmaceutica-ensina-receita-de-repelente-contra-mosquito-da-dengue.html

    ResponderExcluir