sexta-feira, 1 de março de 2013

Em caso de intoxição por medicamentos, HC aconselha: não ingerir água ou leite, procure ajuda médica

Ceatox do Hospital das Clínicas registra 600 casos de intoxicação por medicamentos ao mês; principais vítimas são crianças de um a quatro anos de idade

De acordo com levantamento do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foram registrados, no primeiro semestre de 2012, cerca de 600 casos de intoxicação por medicamentos ao mês.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook  

A faixa etária de um aos quatro anos de idade representa 25% dos atendimentos no total, e dos cincos aos nove anos, 8%. "Elas são atraídas, normalmente, pelas cores chamativas ou até mesmo pelo cheiro doce de alguns remédios", alerta o diretor médico e toxicologista do Centro, Anthony Wong.

Já os adultos, entre 30 e 39 anos de idade, representam 11% do atendimento. Sendo que cerca de 60% de todas as idades são mulheres. Diante desses números, o especialista faz alguns alertas:

- Não ingerir água ou leite após perceber que tomou um medicamento que não deveria, pois pode espalhar mais o medicamento pelo organismo ou provocar alguma outra reação no caso do leite

- Não é aconselhável provocar o vômito

- Manter a calma e buscar orientação profissional, sempre

Atendimento no Ceatox do HC

Diante de uma situação de emergência, o atendimento no Ceatox é de primeiros socorros, feito pelo telefone no 0800-0148110. As informações são passadas conforme a descrição dos responsáveis e o cidadão é orientado de uma forma segura. A equipe do Centro é formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, que atende 24 horas, todos os dias da semana.

Um comentário: