terça-feira, 12 de março de 2013

Zithromax: antibiótico altera ritmo cardíaco e pode ser fatal


Autoridade do medicamento americana recomenda cautela aos médicos ao prescreverem o remédio a doentes com fatores de risco

Por: Redacção / CF    |   2013-03-12 16:53
 
A Autoridade do Medicamento norte-americana alertou esta terça-feira para os perigos associados à toma do antibiótico azitromicina, vendido como Zithromax. O medicamento pode causar um ritmo cardíaco irregular potencialmente fatal em alguns pacientes.

O FDA, o equivalente ao Infarmed em Portugal, veio agora pôr em prática as conclusões de um estudo do «New England Journal of Medicine» de maio passado, que comparou o risco de morte cardiovascular de diferentes drogas antibacterianas e descobriu que o medicamento, que é fabricado pela Pfizer e também vendido pelos fabricantes de genéricos, teve a maior taxa de morte, noticia a Reuters.

O FDA chama a atenção dos médicos, para que tenham cuidado ao prescrever o antibiótico a pacientes com problemas cardíacos.

O Zithromax é um antibiótico usado vulgarmente em infeções respiratórias de garganta e otites.

A Reuters acrescenta que, depois de conhecida a notícia, as ações da Pfizer caíram 0,5 por cento, na bolsa de Nova Iorque.
 
Fonte: TVi24

Nenhum comentário:

Postar um comentário