terça-feira, 5 de março de 2013

Medicamentos podem causar azia e má digestão

Publicado em Divulgação científica
01 de março de 2013 

Outros problemas estomacais, como úlcera e gastrite, também são destaques do programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG

A pirose, popularmente conhecida como azia, é consequência daquela sensação de queimação que começa no estômago, “sobe” pelo peito e chega à garganta. Nesses casos, a causa do problema é, geralmente, o refluxo do ácido estomacal, que auxilia na digestão dos alimentos. Mas além dessa sensação de ardor, outros sintomas são gerados, com origens distintas.

Para o gastroenterologista Luiz Gonzaga Coelho, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, o paciente pode comer pouco e sentir um peso no estômago, enjoar e até ter vontade de vomitar. “Quando a azia se localiza apenas na região estomacal, ela pode significar maus hábitos alimentares ou, às vezes, uma irritação no estômago, por excesso de álcool, uso de medicamentos ou ainda por estresse.” O professor acrescenta que a azia que surge quando o estômago está vazio e melhora com a alimentação, pode ser decorrente de uma úlcera.

Foto: Reprodução

Anti-inflamatórios e medicamentos derivados do ácido acetilsalicílico, como a aspirina, têm relação com o problema. E, embora qualquer pessoa possa ser vítima da azia, ela é mais comum em obesos e indivíduos com mais de quarenta anos, além de grávidas no último trimestre de gestação.

Sobre a prevenção, Luiz Gonzaga explica que, quando ela é causada pelo refluxo, a pessoa deve evitar grandes refeições, alimentos gordurosos e ainda deitar com o estômago muito cheio. Já se a azia é consequência do uso de medicamentos, ele recomenda identificar e substituir os remédios por outros que sejam menos tóxicos para o estômago. E para amenizar os sintomas, pode-se recorrer aos antiácidos, mas, de preferência, que os remédios não sejam utilizados simultaneamente.

Segundo o professor, situações emocionais também estão relacionadas. “É muito comum pessoas vivendo um momento de tensão, de ansiedade, sentirem dores estomacais, que se manifestam através da azia.” Por isso, o tratamento pode envolver, inclusive, o controle dessas condições.

Tema da semana
O Saúde com Ciência desta semana aborda alguns problemas estomacais, como a gastrite, e dá dicas de prevenção e tratamento, entre outras informações. Confira a programação:
Má digestão – segunda-feira (04/03/2013)
Azia – terça-feira (05/03/2013)
Úlcera gástrica – quarta-feira (06/03/2013)
Gastrite – quinta-feira (07/03/2013)
Esofagite – sexta-feira (08/03/2013)

Sobre o programa de rádio
O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. O programa é veiculado em vinte e sete emissoras de rádio em Minas Gerais. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário