quinta-feira, 31 de julho de 2014

Goiás - Internauta denuncia venda de anabolizantes em rede social

31/07/2014 13h41 - Atualizado em 31/07/2014 13h42
Luísa Gomes Do G1 GO

Também são ofertados inibidores de apetite e receitas médicas.
Grupos de classificados têm mais de 60 mil membros, em Goiânia.


Anúncio em rede social vende receita médica de anabolizante em Goiânia, Goiás (Foto: Internauta/VC no G1) 
Estudante mostra receita médica anunciada na
internet (Foto: Internauta/VC no G1)

Um estudante de 27 anos que mora em Goiânia denuncia a venda de medicamentos e receitas médicas de anabolizantes e inibidores de apetite com sibutramina nas redes sociais. Os remédios têm a venda controlada no Brasil. As imagens mostram perfis na rede social que postam anúncios dos produtos em grupos de classificados da capital com mais de 60 mil membros. O G1 ligou, na manhã desta quinta-feira (31), nos números telefônicos indicados para contato nos anúncios, mas as ligações não foram atendidas.

Segundo o internauta, que não quis se identificar, ele tem o costume de acessar os grupos para vender produtos eletrônicos e celulares. Nessas ocasiões, sempre vê os anúncios de medicamentos. “Anabolizante já teve mais, mas hoje o que tem mais é sibutramina, estão oferecendo sempre”, relata.
le afirma que a negociação dos medicamentos não é feita no grupo, mas no perfil do anunciante. “Eles não negociam por comentários no post, tem que adicionar a pessoa, falar por mensagem. Alguns perfis são falsos, mas outros até parecem ser verdadeiros”, diz.

Uma das fotos no perfil de um dos anunciantes mostra uma receita médica para um medicamento anabolizante com propionato de testosterona. O documento é carimbado e assinado com o nome do médico psiquiatra Sérgio Spindola Mariano Nunes. A reportagem entrou em contato com o profissional, que afirma que teve receituários roubados no ano passado. Ele diz que registrou boletim de ocorrência e solicitou à Vigilância Sanitária que cancelasse as receitas. Sérgio informou ainda que a assinatura na receita não é a dele.

O G1 também entrou em contato com a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). O delegado titular, Alzemiro José dos Santos, disse que não tem conhecimento de nenhum investigação sobre anúncios de medicamentos controlados em redes sociais. Ele afirmou que estava de férias e pediu que a reportagem entrasse em contato com o delegado que o substituía, Itamar Lourenço, mas ele não atendeu as ligações nesta manhã.

Anúncio de remédio inibidor de apetite em rede social para consumidores de Goiânia, Goiás (Foto: Internauta/VC no G1)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário