quarta-feira, 23 de julho de 2014

Operação da PF reprime venda ilegal de medicamento



Um dos medicamentos era a sibutramina. Os remédios eram remetidos de Goiás para Brasília e Uberaba, em Minas Gerais

A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira (22), a Operação Boa Forma em Silvânia (GO) com o objetivo de desarticular grupo de pessoas que realizavam a venda ilegal de medicamento sem registro, sem características de identidade ou procedência.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva, ambos na cidade de Silvânia (GO), além de efetuar o bloqueio de contas bancárias.

O grupo estava sendo investigado há um ano e sete meses. Durante as investigações foram apreendidos medicamentos comercializados com a presença do fármaco sibutramina, utilizado para o tratamento da obesidade, sendo que a sibutramina se encontra na lista de substâncias psicotrópicas anorexígenas da Anvisa.

Os medicamentos comercializados eram remetidos de Goiás para as Regiões Administrativas do DF (Guará II, Sobradinho, Águas Claras, Samambaia, Ceilândia Norte, Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste) e para Uberaba, em Minas Gerais.

Fonte: Polícia Federal

Um comentário:

  1. Operação Boa Forma: dupla é presa por vender remédios ilegais para emagrecer

    Diário da Manhã
    Natânia Carvalho

    A Polícia Federal prendeu duas pessoas e encaminharam outras duas para esclarecimentos de um grupo que comercializava remédios para emagrecer ilegais. As detenções se realizaram hoje, (22), em Silvânia, município de Goiás.

    A operação Boa Forma, que começou através da tentativa de apreender drogas interceptando correspondências, já investiga a venda de remédios sem registro há um ano e sete meses.

    . “Os compradores falaram que toda a compra era feita por telefone. Uma pessoa que já tinha comprado ia passando o contato para outra e assim eles iam gerenciando as vendas e aumentando o negócio”, disse o delegado Bruno Gama.

    Depois de comprar, os consumidores esperavam pela encomenda, que vinha com um endereço falso de remetente. Um agravante para a atividade criminosa é que o medicamento era vendido como natural, então, a maioria das pessoas que o compravam não sabia da presença de substâncias manipuladas nos comprimidos.

    “O homem e a mulher vendiam o medicamento falando que era um composto natural para emagrecimento. Mas nas investigações, percebemos a presença de sibutramina na fórmula, que usada sem controle médico, pode causar grandes riscos à saúde”, afirmou o delegado.

    A mulher presa pode pegar até 15 anos de cadeia, por adulteração de remédio. A pena do homem ainda não foi divulgada, pois a PF ainda investiga sua participação no esquema.

    A Operação Boa Forma continua sua investigação, procurando chegar no fabricante do medicamento.

    (Com informações do G1)

    http://www.dm.com.br/texto/184813

    ResponderExcluir