terça-feira, 1 de julho de 2014

Mitos e verdades sobre a manipulação veterinária de medicamentos

Prática ainda gera dúvidas em donos de animais quanto à eficácia do tratamento e influência dos medicamentos na saúde de seus pets
 
Atualmente, o crescimento do mercado pet tem propiciado os mais variados produtos e opções no segmento. Tantas novidades acabam confundindo os donos dos animais, que procuram zelar pelo bem-estar e saúde de seus animais. Dentre tantas possibilidades, a manipulação de medicamentos veterinários ainda é cercada de mitos por conta das dúvidas frequentes sobre a eficácia desse tipo de medicação.

Sandra Schuster, farmacêutica e fundadora da DrogaVET, empresa pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, aponta quais são os mitos e as verdades mais comuns,  esclarecendo algumas dúvidas bastante corriqueiras durante o tratamento dos pets:

1. Os medicamentos manipulados são mais caros.

Mito. Pelo contrário. Na maioria das vezes, os medicamentos veterinários manipulados costumam ser mais baratos, pois são desenvolvidos nas doses e quantidades exatas e para o tempo certo do tratamento, evitando desperdícios. Além disso, há a possibilidade de combinar as matérias-primas numa medicação só, contribuindo também para a redução do preço dos remédios.
 
2. A qualidade dos medicamentos veterinários é inferior a dos remédios tradicionais.

Mito. A qualidade dos medicamentos veterinários manipulados é idêntica ao dos tradicionais, uma vez que os princípios ativos utilizados e as regras de controle previstas na legislação seguem rigorosos padrões, tanto nos manipulados quanto nos industrializados.
 
3. Não são realizados controles de qualidade nos manipulados.

Mito. O controle de qualidade dos medicamentos veterinários manipulados é feito por meio da qualificação de todos os fornecedores de matérias-primas e embalagens, bem como terceirização de análises microbiológicas e físico-químicas em laboratórios terceirizados credenciados pelo MAPA (Ministério da Agricultura). Além disso, são efetuadas analises básicas regulares no próprio laboratório de Controle de Qualidade interno das empresas de manipulação, como é o caso da DrogaVET.

4. É impossível verificar como os medicamentos manipulados são desenvolvidos.

Mito. É usual que toda farmácia de manipulação veterinária conte com uma equipe especializada em atender às dúvidas de seus clientes e frequentadores. O desenvolvimento do medicamento manipulado obedece duas fases: a primeira delas diz respeito ao princípio ativo definido que será incorporado à segunda, que é a forma farmacêutica. Na farmácia de manipulação veterinária, a forma farmacêutica é desenvolvida mediante testes de estabilidade e pesquisas que sempre buscam melhorar a palatabilidade e o processo de produção. O ativo propriamente dito é adquirido através de fornecedores qualificados e incorporados nessas bases, também mediante estudos de estabilidade e compatibilidade.

5. A matéria-prima dos remédios manipulados é desconhecida.

Mito. Esses ativos são inúmeros e possibilitam as mais diversas associações. Todas as matérias-primas são adquiridas obrigatoriamente de fornecedores qualificados, que são justamente os mesmos fornecedores das indústrias de medicamentos veterinários tradicionais.
 
6. A eficácia dos remédios veterinários manipulados é diferente em relação à dos remédios tradicionais.

Mito. A eficácia dos medicamentos veterinários manipulados é similar a dos remédios tradicionais, pois os princípios ativos utilizados e as regras de controles previstas na legislação seguem rigorosos padrões, tanto para os medicamentos manipulados como para os industrializados.
 
7. Os remédios manipulados são recomendados pelos veterinários.

Verdade. Atualmente, a prescrição do medicamento manipulado já faz parte do cotidiano dos médicos veterinários, pois eles são excelentes aliados na eficácia dos tratamentos indicados por conta da versatilidade das matérias-primas e adequação específica que os remédios propiciam para cada animal. Essa adequação gera economia para o dono dos pets e velocidade no resultado esperado pelo profissional que o indica.

8. Os remédios manipulados não geram benefícios.

Mito. Essa opção auxilia no tratamento, uma vez que possibilita a administração e um remédio palatável ao gosto do animal, minimiza o stress e contribui para o seu bem-estar, fatores que contribuem para uma resposta rápida ao tratamento, alcançando os objetivos de todos os envolvidos, do animal, do dono e do veterinário.
 
9. Não há contraindicações para o uso dos medicamentos veterinários manipulados.

Verdade. O que existem são as contraindicações normais a qualquer medicamento, que dependem do princípio ativo escolhido para o tratamento. O médico veterinário sempre analisará eventuais contraindicações durante a prescrição da receita médica.
 
10. Medicamentos veterinários manipulados também possuem data de validade.

Verdade. A determinação do prazo de validade dos remédios veterinários manipulados depende da forma farmacêutica e do ativo escolhido. Essa validade costuma variar entre 15 dias (por exemplo: um xarope de antibiótico) até seis meses (cápsulas de vitaminas e aminoácidos). É importante respeitar as normas que regem a medicina veterinária de manipulação.
 
Sobre a DrogaVET
Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Criada pela farmacêutica Sandra Schuster, a empresa é pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e prolongação da vida dos animais.
Pensando sempre em adequar as necessidades do médico veterinário e seus pacientes às possibilidades e facilidades que a manipulação de medicamentos proporciona para a cura de doenças e na eliminação da dor, a empresa investe em fórmulas elaboradas criando formas e sabores mais palatáveis ao gosto do paciente animal como, por exemplo, biscoitos medicamentosos, emulsões, géis transdérmicos, pastas orais, xampus, xaropes, em sabores como: picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo, entre outros, o que possibilita um tratamento sem sofrimento e estresse. Além disso, o custo é menor, pois o medicamento é feito na dose certa, sem desperdício. Mais informações: www.drogavet.com e também pela FanPage.

Fonte: Maxpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário