O buflomédil, um vasodilatador vendido no Brasil sob o nome de Bufedil.
AFP/Franck Fife
Foi a revista Prescrire quem deu o alerta, publicando um artigo explicando os efeitos colaterais do Buflomédil, que no Brasil é comercializado sob o nome de Bufedil. De acordo com a publicação, o medicamento, indicado para dilatar os vasos sanguíneos para diminuir a pressão arterial, pode causar problemas cardíacos, neurológicos e até mesmo matar o paciente. Para piorar, a Prescrire afirma que o Bufedil não tem efeitos terapêuticos confirmados; ou seja, pode não funcionar para melhorar os problemas circulatórios dos doentes.
Os problemas se relacionam a casos de superdosagem prescrita por um médico ou tomada por engano pelo paciente, e sobretudo quando existem problemas de insuficiência renal. A revista especializada pede que o Bufedil seja retirado do mercado.
Os efeitos colaterais eram conhecidos desde 2007. Na época, a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde havia denunciado as situações de risco em relação ao Bufedil e solicitado uma série de modificações ao fabricante. A chefe do Departamento de Fármacovigilância da agência, Carmen Kreft-Jaïs, explica:
fonte: http://www.portugues.rfi.fr/ciencias/20110106-franca-podera-proibir-venda-do-vasodilatador-bufedil
Nenhum comentário:
Postar um comentário