quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mistura entre anti-hipertensores e antibióticos é perigosa

Mistura entre anti-hipertensores e antibióticos é perigosa



Os idosos incorrem num sério risco de desenvolver hipotensão arterial e, eventualmente, entrar em choque se misturarem anti-hipertensores de primeira linha, denominados bloqueadores da entrada do cálcio, com antibióticos macrólidos, alerta um estudo canadiano.

“Dois antibióticos comuns, a eritromicina e a claritromicina, quando prescritos a pacientes tratados com bloqueadores da entrada do cálcio, aumentam o risco de hospitalização devido a pressão arterial muito baixa”, diz David Juurlink, do Instituto de Investigação de Sunnybrook, citado pelo site Tribuna Médica Press.

No caso da eritromicina, este risco é seis vezes mais elevado. Quanto à claritromicina, a probabilidade é quatro vezes mais alta. Em contrapartida, a azitromicina não representa qualquer perigo, sendo esta a opção mais segura para quem se encontra a tomar aquela classe de medicamentos, esclarece o investigador.

De acordo com o especialista, a razão para estes antibióticos terem este efeito prende-se com o facto de interferirem com uma enzima do fígado necessária para a metabolização dos bloqueadores da entrada do cálcio. Quando a enzima se encontra inactiva, ocorre uma acumulação desta substância o que provoca hipotensão, explica Juurlink.

fonte: http://www.rcmpharma.com/news/11561/51/Mistura-entre-anti-hipertensores-e-antibioticos-e-perigosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário