terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Programa - "Aqui tem Farmácia Popular"

PROGRAMA “AQUI TEM FARMACIA POPULAR”
Saiba mais
O que é
O programa Farmácia Popular visa favorecer principalmente à parcela da população, com dificuldade de manter os tratamentos de saúde, devido ao alto custo dos remédios. O Programa é realizado por meio de transferência de recursos, oriundos do Ministério da Saúde.
Medicamentos para hipertensão, contraceptivos e diabetes ficam disponíveis em farmácias e drogarias privadas do país, com valores até 90% menores, que os cobrados nestes estabelecimentos, sem prejuízo da distribuição realizada na rede pública ou da implantação de farmácias populares, em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades filantrópicas.
A quem se destina
O Programa atende toda a população, principalmente, aqueles que possuem dificuldade de manter os tratamentos de saúde, devido ao alto preço dos remédios, e que geralmente não buscam assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cadastramento e renovação
A partir de 2010, a CAIXA passa a recepcionar e conferir toda a documentação necessária ao credenciamento e renovação ao Programa Farmácia Popular do Brasil, por meio da sua rede de agências em todo o território nacional.
 Lembramos que TODAS as empresas já credenciadas ao programa nos anos anteriores (habilitadas a participar do Programa Farmácia Popular) precisam fazer a renovação (caso tenham interesse em dar continuidade à parceria com o Programa), conforme as instruções abaixo: 
O responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopulare acessar o Sistema Farmácia Popular - SIFAP com o Número de Identificação Social - NIS e senha do Cartão Cidadão cadastrada na agência CAIXA, e providenciar a atualização do cadastro no referido portal, tanto da matriz quanto da filial, se for o caso, utilizando na opção Credenciamento, Renovar Cadastro.
Quem não possuir o número de identificação necessário ou não esta conseguindo acessar o SIFAP, se dirigir até uma Agência CAIXA e solicitar senha de acesso ao sistema.
Atentar para atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente quanto à validade da Certidão Negativa de Débito - CND, somente da matriz, da Autorização de Funcionamento (ANVISA) ou Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade do farmacêutico responsável, tanto matriz como filiais.
Nesse sentido, a CAIXA disponibiliza o Manual SIFAP - Farmácia , nesta página, aba "Documentos disponíveis para download", atualizado com os novos procedimentos, tanto para o primeiro credenciamento como para a renovação, ao que sugerimos sua leitura integral.
Para dúvidas relacionadas ao sistema de credenciamento/renovação da Caixa, a empresa deverá contactar o telefone 0800 7260104, opção "9" e, em seguida, opção "3".
Fonte: www.saude.gov.br
Como se cadastrar  ao Programa “Aqui Tem Farmacia Popular”
1. Cadastre-se
Faça o cadastro da sua farmácia por meio de acesso ao endereço eletrônico recebido por e-mail, informado anteriormente no pré-cadastro.
2. Entregue a documentação na Caixa
Concluído o cadastro no Portal, você receberá uma mensagem eletrônica, no e-mail indicado no formulário eletrônico, informando a relação dos documentos a serem encaminhados à agência da CAIXA, em até 30 dias. Para acompanhar o andamento do processo de cadastramento junto ao Ministério da Saúde, acesse ao Sistema de Farmácia Popular - SIFAP utilizando o Número de Identificação Social - NIS e senha cadastrada na agência da CAIXA.
3. Envie a documentação ao Ministério da Saúde
Após realizado a validação do cadastro e assinatura do Requerimento e Termo de Adesão – RTA na agência da CAIXA, você receberá mensagem eletrônica no mesmo e-mail, informando a relação dos documentos a serem encaminhados ao Ministério da Saúde.
4. Aguarde publicação do credenciamento no Diário Oficial da União – D.O.U.
O Ministério da Saúde publicará no Diário Oficial da União o credenciamento de sua farmácia. Você será informado, por mensagem eletrônica, da confirmação do credenciamento.
Fonte: www.saude.gov.br

Um comentário:

  1. O prazo para a conclusão da renovação do cadastro no Farmácia Popular para o ano de 2014 foi prorrogado até o dia 30/05/2014, e venceu nesta última sexta-feira. Serão bloqueadas a partir de hoje as empresas que não fizeram a renovação.

    Se esse é o caso de sua empresa, e a farmácia perdeu o prazo para renovar o Farmácia Popular, nós podemos ajudar. Clique aqui e saiba mais.

    http://m2farma.com/blog/perda-prazo-de-renovacao-farmacia-popular-bloqueio-nas-vendas/

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