segunda-feira, 25 de março de 2013

Medicamentos que podem causar alergias

Manhcas na pele são um dos sintomas alérgicos causados por medicamentos - foto: reprodução
Manchas na pele são um dos sintomas alérgicos causados por medicamentos - foto: reprodução
 
Irritação nos olhos, nariz escorrendo, coceira, formigamento e pele avermelhada são sinais típicos de uma reação alérgica. Mas o que muita gente não sabe é que esse tipo de alergia pode ocorrer após tomar algum medicamento.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), cerca de 12% da população sofre de alergia a algum tipo de medicamento. E os analgésicos e os anti-inflamatórios respondem por 40% dos casos.

Segundo o dermatologista Anderson Bertolini, a partir do momento que a pessoa desenvolve alergia a um medicamento, permanece alérgico por toda a sua vida.

"Geralmente quando a pessoa apresenta uma reação cutânea adversa ao medicamento, ela pode sofrer consequências graves como a anafilaxia - inchaço da boca, olhos, língua e, principalmente, da glote (espécie de válvula pode onde passa o ar antes de entrar na traqueia) – que pode colocar a vida da pessoa em risco", explica.

A alergia medicamentosa pode se manifestar logo após a tomada do medicamento ou mesmo dias e semanas depois, o que pode dificultar o diagnóstico.

"O ideal é analisar o histórico do paciente e os medicamentos que foram ingeridos nas últimas semanas. Em alguns casos é possível fazer um teste para comprovar a reação no organismo", destaca o dermatologista.

Quando ocorrem reações alérgicas os sintomas mais comuns são edema (inchaço) da face, sobretudo nos lábios, olhos e pálpebras; urticária; angiodema; coceira e erupção na pele. Em alguns casos, o paciente pode sentir desconforto respiratório, falta de ar, diarreia, vômito, cólicas intestinais ou choque anafilático, que é o grau máximo de alergia.

Fonte: Em tempo online

Um comentário: