terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A quem interessa acabar com os Conselhos de Farmácia?

Data: 22/01/2011 às 17:34:00,


 UNIÃO ENTRE SINDICATOS E CONSELHOS PROFISSIONAIS DEVE ACONTECER, POR QUE É BOM PARA OS FARMACÊUTICOS

Conselhos de Farmácia são autarquias públicas federais, com a finalidade de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional do farmacêutico, em defesa da sociedade. Mais: têm, ainda, a responsabilidade de promover a saúde pública. O trabalho dos Conselhos inicia onde termina o da universidade, ou seja, não há como exercer a profissão, sem o registro do profissional no Conselho.

Sindicato de farmacêuticos é a união de profissionais, registrados em seus respectivos Conselhos, cuja finalidade é a defesa de seus direitos e interesses.

Sem os Conselhos, não existe o profissional; sem o profissional, não existe os Sindicatos.

Portanto, o trabalho das entidades está interligado, e tem como objetivos o fortalecimento da classe profissional, a promoção da saúde e a inserção dos profissionais nos contextos social e sanitário do País. Quanto mais organizada é uma classe profissional, mais força possui para defender suas questões e para prestar bons serviços à sociedade. Não há como desvencilhar o trabalho de ambos. A somatória é sempre salutar. A ruptura da união entre essas forças tem graves conseqüências, resultando em prejuízos de toda ordem. O principal deles é o enfraquecimento do exercício profissional.

O farmacêutico, há muito, luta pelo seu reconhecimento social e as respostas à sua luta estão surgindo. Entretanto, os seus esforços, nesse sentido, teriam produzido muitos mais resultados, se as entidades atuassem, unidas, há mais tempo, respeitadas, obviamente, os papéis de cada uma. A quebra de uma corrente, a essa altura da luta, seria desastrosa e poderia arrasar completamente a terra produtiva.

Causou-nos, portanto, estranheza, o comportamento de um grupo de profissionais, que tem como objetivo a projeção político-partidária, não medindo conseqüências para atingi-la. Uma atitude inconseqüente que põe em risco uma classe de relevante importância para a saúde pública brasileira. Essas afirmativas advêm de uma liminar judicial concedida ao Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul contra o Conselho Regional do mesmo Estado.

Caso esta liminar tome corpo e os seus efeitos expandam-se a outras capitais com o que se propõe, será impossível a manutenção dos Conselhos, que deixarão de cumprir sua finalidade social. Provavelmente, as empresas contratratarão farmacêuticos para regularizar sua situação junto aos órgãos competentes e, em seguida, os demitirão, cientes de que não haverá fiscalização do exercício profissional em seus estabelecimentos.

Perguntamos: Por quê?

Por que desejam deixar os farmacêuticos à deriva com a extinção da entidade que reconhece sua existência profissional?

Será que, com a extinção dos Conselhos, haverá a necessidade de Sindicatos? Defender quem? Um profissional órfão? Isto é muito sério!

O Sindicato tem como objetivo primordial defender os interesses políticos e trabalhistas dos profissionais inscritos no Conselho. A recíproca não é verdadeira.

A quem interessa o fim dos Conselhos e, também, dos Sindicatos? A um grupo de pessoas que não tem o mínimo de compromisso com a profissão, cujo real interesse é a tentativa de destruir o que já está feito, com incontáveis conquistas que verdadeiramente têm projetado o trabalho e a importância do farmacêutico, sendo inclusive modelo para outros países.

Bons exemplos não devem ser simplesmente elogiados, mas também seguidos. Senão, vejamos o que acontece na classe médica: Conselhos, Sindicatos, Associações, Sociedades e Cooperativas estão sempre unidas, sempre de mãos dadas, cujo interesse precípuo e indestrutível é o do profissional médico.
Por que não unirmos as forças, a exemplo do citado acima, ao invés de tentar destruir. Ou melhor, auto-destruir-se?

Farm. Danilo Caser
Presidente da Feifar

fonte: http://www.feifar.org.br/newsletter.php?id=163

2 comentários:

  1. Muito bom o texto do Danilo, Parabéns.

    Estou seguindo o blog também.

    Abraços

    Fábio Reis
    www.pfarma.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eles estão cansados da farra que acontece com o nosso dinheiro ,as raposas tomaram conta do crf e não quer deixar a mamata .
    Antes só do que mal assessorado .

    ResponderExcluir