quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cancer - Doença resiste a medicamentos

Washington. Dois artigos publicados na edição online da revista "Nature" ontem revelam os mecanismos de resistência do câncer a remédios. Segundo os textos, que foram feitos nos EUA de forma independente, algumas substâncias secretadas pelos tumores podem anular os efeitos de vários medicamentos.

Uma descoberta com impacto clínico imediato é a de um fator genético que leva à resistência no tratamento de um conjunto de melanomas, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Os cientistas norte-americanos sugerem, então, uma terapia combinada de remédios como forma de superar esse mecanismo de resistência à doença, que ainda desafia a medicina.

Os estudos dão evidências de que um tipo de proliferação celular chamado fator de crescimento de hepatócitos - células do fígado que sintetizam proteínas para o órgão e para outras partes do corpo - é produzido por melanomas que mostram mutações em um gene chamado BRAF.

Esse fator de crescimento celular atua em processos como o desenvolvimento de órgãos embrionários, a regeneração de órgãos adultos e a cicatrização.

Segundo os cientistas, inibidores desse gene devem ser testados em pacientes com melanoma para resultados mais conclusivos. Para eles, a resistência ao câncer age de forma semelhante em outros fatores de crescimento e tipos de células tumorais.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário