terça-feira, 10 de julho de 2012

Proteína do casulo do bicho-da-seda dispensa refrigeração de medicamentos

10.07.2012 - 11:42 Por Ana Gerschenfeld

Antibióticos e vacinas conservam a sua potência durante meses e talvez anos

Uma equipa norte-americana conseguiu manter activos durante meses, a temperaturas bastante acima da temperatura ambiente, vacinas e medicamentos que normalmente precisam de ser refrigerados, embrulhando-os dentro de uma espécie de “plástico de nanobolhas”.

Sob a acção do calor e da água, as proteínas activas de muitas vacinas e fármacos não conservam a sua estrutura tridimensional (essencial à sua acção), desdobrando-se e perdendo eficácia. Do fabrico ao destino final, a vacina tríplice contra o sarampo, papeira e rubéola, por exemplo, ou antibióticos como a penicilina, exigem uma refrigeração constante e condições controladas de humidade. Estima-se que quase metade das doses de vacinas produzidas no mundo se estraguem devido a quebras nessa “cadeia do frio”.

A técnica agora descoberta por David Kaplan e colegas da Universidade Tufts, EUA – e descrita na revista Proceedings of the National Academy of Sciences –, consiste em estabilizar as moléculas dos fármacos utilizando fibroína, uma proteína da seda do casulo do bicho-da-seda. Para isso, a seda é “embebida” com o fármaco a conservar.

A fibroína apresenta-se em camadas cristalinas entrelaçadas e a sua estrutura contém um grande número de diminutas cavidades. É dentro dessas cavidades que foi agora possível “capturar” e imobilizar as proteínas medicamentosas, impedindo que elas se desdobrem, mesmo a temperaturas elevadas. E como as cavidades são “hidrofóbicas”, ou seja repelem a água, as biomoléculas também ficaram protegidas da humidade.

Os investigadores observaram então que a penicilina “armazenada” neste invólucro (inócuo para a saúde) retinha toda a sua eficácia após um mês a 60 graus Celsius, ao passo que numa solução convencional, a mesma a substância, à mesma temperatura, perdera toda a sua actividade antibiótica em apenas 24 horas. Quanto aos componentes da vacina tríplice, retinham 85% da sua potência inicial após seis meses de armazenamento, a 45 graus Celsius, dentro de películas de seda liofilizada.

A estabilização dentro da seda “tem o potencial de mudar significativamente a maneira de conservar os fármacos, em particular nos países em desenvolvimento”, diz Jeney Zhang, co-autor dos resultados.

Os cientistas descobriram ainda algo que não tinham previsto: que o tratamento também protege as biomoléculas da degradação pela luz. E por enquanto, salientam, não encontraram nenhum fármaco que não fosse possível estabilizar.

Mais: como a seda pode ser moldada em forma de micro-agulhas, micro-vesículas e em finas películas, o próprio meio de armazenamento também poderá servir, directamente, como veículo para a sua administração.  

Fonte: Portal Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário