segunda-feira, 23 de julho de 2012

Farmacêutica transforma veneno de abelha em 'botox natural'

23/07/2012 - 08:55
 

Um creme que promete acção rejuvenescedora é produzido em Tatuí (São Paulo, no Brasil) e tem vindo a ganhar mercado por usar um componente um tanto ou quanto peculiar: o produto tem como base o veneno de abelha, conta o G1, o site noticioso da rede Globo.

Os criadores são a farmacêutica Marisa Protta e o seu marido, o apicultor Ciro Protta. Segundo ela, o produto, é resultado de uma pesquisa de mais de 20 anos e também é usado como anti-inflamatório. "A Melitina, uma proteína encontrada no veneno da abelha, é uma substância com uma potente acção anti-inflamatória. O creme é recomendado para dores como artrite, artrose, tendinite, dores musculares. Como seu uso era terapêutico, na época, não conseguimos o registo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil)", diz a farmacêutica.

Como produziam o creme especificamente como acção medicamentosa, Marisa Protta explica que decidiu fechar a empresa farmacêutica e abrir uma empresa de cosméticos. "Ao longo da pesquisa, também descobrimos que o veneno da abelha estimula a irrigação sanguínea, aumentando a produção do colágeno endógeno, a substância responsável pela rigidez da pele, que o próprio organismo produz, mas que perdemos ao longo dos anos", revela.

A farmacêutica conta que o novo produto, usado e vendido como "botox natural" está no mercado há 100 dias, e que conta com bastantes clientes. "O que percebemos é que as pessoas compram e continuam consumindo o produto”, afirma.

Produção

Os insectos não são mortos no processo de extracção. No apiário são colocadas lâminas de vidro que retém o veneno. Em seguida, ela é levada para um laboratório. Com uma espátula, tudo que ficou grudado é solto e armazenado.

Cada porção de veneno é pesada em uma balança e misturada com outros ingredientes à base de óleos e ceras. Depois de descansar por 24 horas, tudo é despejado em uma máquina. São separados 30 gramas em cada pote de creme, o equivalente ao veneno de 500 abelhas.

De acordo com a farmacêutica, a mistura estimula a reacção do organismo na produção do colágeno.

Fonte: RCM pharma
 

Um comentário: