terça-feira, 3 de julho de 2012

O sonho que vira realidade: um caminho para empreender com sucesso

Descubra qual é a sua missão, sonhe, faça deste sonho a paixão de sua vida e transforme os ambientes à sua volta. Estes mesmos ambientes são um reflexo do que você tem dentro de si mesmo. E você, acha que é impossível transformar o mundo com suas ideias?



É cada vez mais comum o número de jovens universitários e profissionais de atitude que abandonam seus empregos para se arriscarem no mundo do empreendedorismo, em busca de novos negócios e mercados no Brasil. Já é sabido que somos um dos povos mais criativos, e também uma das nações mais empreendedoras do mundo. O que nos credencia a nos lançar ao desconhecido é essa capacidade de adaptação a cenários diferentes, de forma rápida e inovadora.

Neste contexto posso dizer que há poucos anos me tornei parte da estatística e tenho orgulho disto. Dizem os especialistas que crises econômicas são os melhores momentos para se empreender. Momento de olhar o mercado que pretende explorar e pensar em como oferecer soluções, produtos e serviços de qualidade ao público-alvo. Seguindo este conselho, no início de 2009, deixei de lado um emprego estável no mercado farmacêutico e decidi abrir meu próprio negócio, em busca de novas oportunidades.

Com o mundo em recessão, o universo era de incertezas, medos, limitações financeiras e falta de informações seguras para investidores – o que impossibilitou, inclusive, encontrar interessados em apostar em minha ideia ou partilhar uma sociedade - a única certeza que tinha era de querer crescer e ser "independente".

Meu sonho profissional sempre foi trabalhar em algo que tornasse o mundo em um lugar melhor para as pessoas. Quando percebi que através da educação continuada para farmacêuticos poderia especializar profissionais para produzir qualidade de vida, saúde e cura aos brasileiros, não quis mais saber de outra coisa e assim fiz de minhas intenções empreendedoras uma realidade.

Apesar da vontade e atitude, perguntas e dúvidas (ora criadas por mim, ora criadas por agentes externos) abalavam a crença de que minhas intenções empreendedoras poderiam se tornar realidades concretas. A pergunta que surgia a todos os momentos em minha cabeça era se realmente estava no momento certo.

Outras perguntas me perseguiam: Qual seria a primeira ação a tomar para ter uma empresa? Como empreender com os recursos financeiros limitados? Onde buscar referências? O que poderia considerar? E o que deveria ignorar?

Os questionamentos, misturados à ansiedade causada por falta de respostas para maioria de minhas perguntas, me fizeram entender que abrir uma empresa não era tão simples quanto parecia. Neste período aprendi que não são apenas os contatos que se tem, nem os estudos mercadológicos que você faz e nem mesmo a educação universitária que você investe. Tampouco a sorte, somente, poderia habilitar uma pessoa a se intitular um empreendedor. É preciso muito mais do que isso...

Antes de tudo, o SONHO tem que existir e "queimar no peito como brasa". A existência de um propósito maior, que resulte em benefícios (não somente para você, mas para toda a sociedade) é base fundamental para qualquer empreendimento, no século XXI.

Empreendimento fundamentado em uma missão de vida, em um sonho, em uma paixão, pode transformar o mundo. Henry Ford, Santos Dumont, Bill Gates e Steve Jobs – grandes empreendedores do mundo contemporâneo – estão aí, entre vários outros exemplos, para provar isto.

É ilusório pensar que todo empreendedor, no papel de empresário, fica rico no primeiro ano e tem mais tempo para fazer o que deseja, a hora que quiser. Confesso que no princípio pensava assim, mas logo a realidade veio à tona. Percebi que "dono de negócio" precisava pensar o oposto. Foi, então, que precisei decidir: continuar ou parar? O sonho falou mais alto e apliquei minha própria filosofia: observe, compreenda e viva o seu propósito (sonho – missão de vida)!

Se não existisse um sonho, na primeira falta de recursos em caixa, na primeira reclamação de um cliente, no primeiro fornecedor que falhasse a minha decisão de abandonar o negócio seria tomada de forma irreversível. Quando existe um sonho, ligado a uma causa, tudo o que se faz é realizado com dedicação, transpiração, persistência e, principalmente, PAIXÃO. E não há nada melhor do que a paixão pelo o que se faz para transformar planos de negócios em empresas de sucesso, o impossível em realizaç?o, o fracasso em oportunidade de aprendizagem, os riscos em desafios e o trabalho cansativo em horas de diversão na realização de suas funções como empresário empreendedor.

Em 2012, após três anos de realizações, acompanho o dia a dia de centenas de farmacêuticos em busca de um mundo melhor, através dos melhores ensinamentos do mercado pelos cursos de pós-graduação no ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial. No trabalho conjunto com minha equipe, contribuo na evolução profissional de pessoas que trabalham com mais qualidade. Em consequência disso estas mesmas pessoas ganham mais, viajam mais e compartilham momentos com a família sem preço. E em tudo isso vejo o empreendimento que sonhei com uma partícula de contribuição e composição destes momentos que podemos chamar de "um mundo melhor".
Minha mensagem a quem está para empreender é observar que a base de sustentação para qualquer empreendimento ou negócio está no sonho, no desejo e nas atitudes de realização de cada um. O sonho sempre está conectado à sua missão de vida. Então, o primeiro passo e se perguntar: qual é o propósito de minha vida? Como posso servir as pessoas com o meu propósito, com os meus valores, com a minha visão de mundo?

Descubra qual é a sua missão, sonhe, faça deste sonho a paixão de sua vida e transforme os ambientes à sua volta. Estes mesmos ambientes são um reflexo do que você tem dentro de si mesmo. E você, acha que é impossível transformar o mundo com suas ideias?
--------------
* Marcus Vinicius de Andrade - Formado em Administração de Empresas, é fundador e diretor executivo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ).

Fonte: Portal Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário