terça-feira, 22 de outubro de 2013

Suíça apreende um milhão de Xanax® falsificado

18/10/2013 - 14:41

As alfândegas suíças apreenderam, no aeroporto de Zurique, mais de um milhão de comprimidos falsificados Xanax®, um ansiolítico fabricado pelos laboratórios Pfizer, avança o Jornal de Notícias.

Os comprimidos, provenientes da China, destinavam-se ao Egipto, através da Suíça, informou a autoridade suíça de controlo de medicamentos.

As alfândegas apreenderam, neste mês, quatro paletes de medicamentos falsificados, com mais de 400 quilogramas cada uma e alertaram a Swissmedic, que analisou a carga confiscada.

As análises realizadas pelos laboratórios da Swissmedic mostraram que estes medicamentos, prescritos em casos graves de ansiedade e/ou ataques de pânico, não continham qualquer princípio activo.

De acordo com a Swissmedic, as falsificações não se conseguem identificar sem uma análise detalhada.

Os medicamentos falsos foram apreendidos em Outubro, disse à agência noticiosa francesa AFP um porta-voz da Swissmedic.

Na Suíça, uma caixa de 100 comprimidos de Xanax®, com uma dosagem de 0,5 miligramas, é vendida nas farmácias, mediante receita médica, por 22 euros, o que equivale a 220 mil euros por um milhão de comprimidos.

A Swissmedic alertou as autoridades internacionais, em especial as autoridades sanitárias egípcias e chinesas, e ordenou a destruição da mercadoria.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antibióticos, contraceptivos, antitetânicos, antimaláricos, imunossupressores, medicamentos para doenças cardíacas e diabetes são dos mais falsificados.

Em zonas da Ásia, África e América Latina, os medicamentos falsificados representam cerca de 30% do mercado, indicam dados da ONU.

Uma grande parte dos medicamentos vendidos online são falsos e podem conter uma dose errada de ingredientes activos ou substâncias tóxicas, como veneno de rato, acrescentaram.

Fonte: RCM Pharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário