18/10/2013 - 14:41
As alfândegas suíças apreenderam, no aeroporto de Zurique, mais de um milhão de comprimidos falsificados Xanax®, um ansiolítico fabricado pelos laboratórios Pfizer, avança o Jornal de Notícias.
Os comprimidos, provenientes da China, destinavam-se ao Egipto, através da Suíça, informou a autoridade suíça de controlo de medicamentos.
As alfândegas apreenderam, neste mês, quatro paletes de medicamentos falsificados, com mais de 400 quilogramas cada uma e alertaram a Swissmedic, que analisou a carga confiscada.
As análises realizadas pelos laboratórios da Swissmedic mostraram que estes medicamentos, prescritos em casos graves de ansiedade e/ou ataques de pânico, não continham qualquer princípio activo.
De acordo com a Swissmedic, as falsificações não se conseguem identificar sem uma análise detalhada.
Os medicamentos falsos foram apreendidos em Outubro, disse à agência noticiosa francesa AFP um porta-voz da Swissmedic.
Na Suíça, uma caixa de 100 comprimidos de Xanax®, com uma dosagem de 0,5 miligramas, é vendida nas farmácias, mediante receita médica, por 22 euros, o que equivale a 220 mil euros por um milhão de comprimidos.
A Swissmedic alertou as autoridades internacionais, em especial as autoridades sanitárias egípcias e chinesas, e ordenou a destruição da mercadoria.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antibióticos, contraceptivos, antitetânicos, antimaláricos, imunossupressores, medicamentos para doenças cardíacas e diabetes são dos mais falsificados.
Em zonas da Ásia, África e América Latina, os medicamentos falsificados representam cerca de 30% do mercado, indicam dados da ONU.
Uma grande parte dos medicamentos vendidos online são falsos e podem conter uma dose errada de ingredientes activos ou substâncias tóxicas, como veneno de rato, acrescentaram.
Fonte: RCM Pharma
Nenhum comentário:
Postar um comentário