terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Especialista indica a maneira correta de armazenar medicamentos em casa

Cozinha e banheiro são locais mais comuns, mas apresentam riscos

Especialista indica a maneira correta de armazenar medicamentos em casa Pawel Kryj/Stock.xchng
Medicamentos devem ser armazenados no guarda-roupa, segundo farmacêutica Foto: Pawel Kryj / Stock.xchng
 
Em que local da sua casa você guarda os seus remédios? Se você respondeu no banheiro ou na cozinha, cuidado. Apesar de serem os locais usados pela maioria das pessoas para armazenar a famosa "farmacinha" doméstica, esses locais não são os mais indicados para manter os medicamentos seguros.

Segundo a farmacêutica e professora da Ufrgs Louise Seixas, é importante seguir as recomendações que estão na embalagem desses produtos: mantenha-os sempre protegidos da umidade, do calor e da claridade. 

— A cozinha é um lugar quente e o banheiro, úmido. Esse são fatores que podem alterar os medicamentos. Portanto, não guarde nada lá — explica.

A solução, segundo Louise, é o guarda-roupa. O quarto costuma ser um local arejado, com temperatura amena e longe da umidade. Coloque os medicamentos em uma caixa e guarde em uma gaveta ou prateleira.

— É importante colocar em um local que seja alto demais para uma criança e baixo o suficiente para um idoso. Mesmo que você não tenha pessoas nestas idades em casa, lembre-se que, se você precisa pegar um medicamento é porque está com alguma dor, indisposição ou incômodo qualquer. Não é o melhor momento para subir em um banquinho ou cadeira — lembra Louise.

Manter os medicamentos no local adequado é uma medida de segurança importante. A luz, o calor e a umidade podem interferir na ação dos produtos, que podem perder a eficácia e até causar prejuízos ao organismo.

— Os medicamentos não viram veneno da noite para o dia, mas podem ter seu efeito prejudicado. Se o sol desbota o papel da embalagem, imagina o que pode acontecer com o remédio? — alerta.

Descarte correto também é importante

Outro alerta é para a data de validade dos remédios. Medicamentos vencidos não têm mais a garantia de irão funcionar e também podem acabar fazendo mal ao organismo. O correto é descartar qualquer medicamento depois do vencimento.

E como fazer esse descarte? Este é outro ponto que merece atenção, segundo Louise.

— Muitas pessoas, para evitar que o medicamento seja reutilizado, fazem o descarte no vaso sanitário. Mas essa prática pode contaminar a água. Mesmo naquelas cidades em que há tratamento de efluentes, não há remoção de produtos químicos. Fica tudo na água, que volta para as nossas casas — afirma.

Para resolver o problema, Louise indica postos de coleta nas farmácias, que já estão disponíveis em algumas redes. Não há custo algum: basta levar seu medicamento até a farmácia que ela se encarrega de ao destino correto, em aterros específicos para produtos perigosos. Procure a mais próxima da sua casa e garanta o descarte adequado dos seus medicamentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário