quarta-feira, 27 de junho de 2012

Farmacêuticos de todo o estado se reúnem para encontro em Araxá, MG

Cerca de 600 profissionais discutem o programa ‘Rede Farmácia de Minas’.
Objetivo é que até o fim do ano 500 unidades sejam inauguradas no estado.



Do G1 Triângulo Mineiro

Farmacêuticos de todo o estado estão em Araxá, no Alto Paranaíba, onde participam de um encontro realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais e Secretaria Estadual de Saúde. O evento é no Grande Hotel do Barreiro e os auditórios ficaram lotados. Só na manhã desta quarta-feira (27), três salas foram reservadas especificamente para o evento. Cerca de 600 profissionais participam do encontro que discute o programa ‘Rede Farmácia de Minas’.

"Há um repasse de recursos por meio de editais, inicialmente priorizando os municípios de menor porte, que são os que têm mais dificuldades de fixação do profissional farmacêutico. Por meio desse incentivo o município pode construir a unidade dentro dos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária e, além disso, nós repassamos recursos para complementar o salário do farmacêutico garantindo a presença desse profissional na unidade", explicou a superintendente de Assistência Farmacêutica, Renata Macedo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 700 municípios são atendidos pelo programa que passa por uma fase de reestruturação. A intenção é construir unidades de atendimento próprias. O trabalhou começou nas pequenas cidades e mais de 400 farmácias estão em operação.

O objetivo é que até o fim do ano 500 unidades sejam inauguradas e, por isso, a qualificação dos farmacêuticos que atuam ou vão atuar no programa é essencial. "O farmacêutico sai mais bem preparado para exercer as atividades nas farmácias de Minas e levando mais conforto e orientação para os clientes", disse o presidente do conselho, Vanderley Machado.

Em três dias, temas como a padronização dos processos, o gerenciamento da assistência farmacêutica e o papel do profissional na atenção primária estarão em pauta. Para os participantes uma oportunidade importante para melhorar os serviços nas cidades. "A prática muda totalmente e a visão é de maior proporção dentro do município quando se vê qua há como acrescentar melhorias nas condições de saúde da cidade", finalizou a farmacêutica Cintia Caldas Rios.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário