quarta-feira, 27 de junho de 2012

UP homenageia farmacêutico, professor e republicano Aníbal Cunha

Ramalho Eanes abre ciclo e inaugura exposição na Reitoria da Universidade do Porto

2012-06-27

Laboratório de Farmácia da UP, em 1920
Laboratório de Farmácia da UP, em 1920
 
O General Ramalho Eanes vai inaugurar o ciclo de homenagem que a Universidade do Porto (UP) irá dedicar até ao final de 2012 a Aníbal Cunha (1868-1931), farmacêutico, militar, participante da revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, pedagogo e figura ímpar na história da instituição e na autonomização do ensino da Farmácia em Portugal.

A amanhã,às 18h00, o antigo presidente da República Portuguesa vai proferir, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto uma conferência sobre o exemplo cívico de Aníbal Cunha com o título «Um exemplo de excelência da Acção em Tempos de Mutação Crísica». Vai depois inaugurar, com o reitor da UP, a exposição «A Farmácia no tempo de Aníbal Cunha» que ficará patente no Átrio de Química da Reitoria até 13 de Dezembro de 2012.


A exposição é composta por três dezenas de artigos que acompanham tanto a história de Aníbal Cunha como a própria história da Farmácia no Porto. Será possível ver instrumentos de trabalho, como encapsuladores em bronze e alambiques de ferro ou curiosidades como o diploma do curso de Medicina do escritor Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.

Aníbal Cunha (1868-1931)
Aníbal Cunha (1868-1931)
 
Em exposição irão estar ainda objectos que marcaram o rumo das ciências no século XX: uma das placas de Petri em que Fleming descobriu a penicilina ou uma cópia assinada de «Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid», o revolucionário artigo em que James Dewey Watson e Francis Crick propõem uma estrutura em dupla-hélix para o DNA.
 
Aníbal Cunha, natural do Porto, notabilizou-se em 1891 quando participou na tentativa de revolta republicana de 31 de Janeiro, após a qual foi obrigado ao exílio em Espanha e no Brasil. Quando regressa a Portugal, termina os seus estudos na Escola de Farmácia com média de 19 valores.

Em 1911, ano da fundação da UP, torna-se o primeiro assistente da escola, onde acabaria por ter um papel determinante na autonomização do ensino da Farmácia, um processo que culmina em 1921, com a transformação da Escola em Faculdade.

Enquanto director da FFUP e vice-reitor da UP, Aníbal Cunha desempenhou um papel decisivo na construção do edifício que acolheu a faculdade durante 94 anos (1918-2012), papel reconhecido com a atribuição do seu nome à rua onde se encontra o edifício.

Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário