terça-feira, 26 de junho de 2012

Mato Grosso - Projeto de Lei exige balança em drogaria

Projeto exige balança em drogaria

LAURA NABUCO
Da Reportagem


Um projeto de lei em tramitação na Assembleia quer obrigar todas as farmácias e drogarias do Estado a ter uma balança.

A proposta surge pouco tempo após a divulgação de um levantamento que revela que 52% dos cuiabanos têm excesso de peso. Os dados, coletados pelo Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, apontam que a Capital mato-grossense está entre as seis cidades brasileiras com maior concentração de gordinhos.

De autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), o projeto tem como argumento facilitar o controle do peso para cidadãos que não tenham condição de comprar uma balança. O parlamentar quer ainda proibir as farmácias de cobrarem taxas pelo uso do equipamento.

A iniciativa promete gerar polêmica entre os proprietários. Para Amarildo Batista, dono de uma farmácia em Cuiabá, além de supérflua, a balança representa custos.

Ele conta que retirou o equipamento de sua loja por precisar pagar anualmente uma taxa de aproximadamente R$ 130 para a realização de uma vistoria pelo Inmetro. “Eu ainda corria o risco de ser multado se a balança desse algum defeito e estivesse marcando uma diferença no peso”, reclama.

Vando de Arruda, gerente de uma unidade de uma rede de farmácias da Capital, por sua vez, afirma que o projeto de lei não deve alterar a rotina na loja. “Nós temos até um programa de acompanhamento de peso e pressão arterial para os nossos clientes. Tudo é gratuito”, diz.

Arruda afirma ainda que a balança chega a ser responsável por atrair clientes, que entram para se pesar e acabam fazendo compras. Batista, contudo, discorda. “Foi a época que isso acontecia. O cliente de hoje está mais preocupado com o desconto que vamos dar”. 


fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário